Perdi a carteira de trabalho: e agora?
A carteira de trabalho é um dos documentos mais importantes de um indivíduo. Por isso, é importante tomar muito cuidado e evitar andar com ela para todo lado. Mas pode acontecer, em algum momento, de você ou alguém que conhece perder a carteira de trabalho ou tê-la roubada junto com outros documentos. Nesses momentos, é necessário evitar o desespero e buscar a solução para o problema o quanto antes.
Perdi carteira de trabalho: tem certeza?
Muitas pessoas acham que perderam a carteira de trabalho e passam por todo um trabalho desnecessário, descobrindo dias depois que a carteira estava escondida ou “perdida” em algum lugar em suas próprias casas, na casa de amigos ou até em repartições públicas.
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Procure em casa, com os amigos, envolva os familiares na busca. Refaça seus passos da última vez que mexeu na sua carteira de trabalho. Busque onde menos esperar. Quanto mais você procurar, mais chances terá de encontrar a carteira.
Depois, vá até o achados e perdidos em uma agência dos Correios de sua cidade. Sua carteira de trabalho pode ter sido deixada por alguém lá. Muitos grupos em Redes Sociais também divulgam documentos perdidos por pessoas nas ruas. procure o grupo principal de sua cidade e busque por informações.
Se nenhuma dessas dicas funcionou, é hora de passar para as próximas etapas.
Perdi a carteira de trabalho: o que eu faço?
Assim que você tiver certeza que perdeu a carteira de trabalho ou a teve roubada, a primeira coisa a fazer é avisar às autoridades. Para isso, vá até um posto policial e registre um Boletim de Ocorrência sobre o roubo ou perda da carteira de trabalho. Isso garante uma segurança legal caso alguém use sua carteira de trabalho para golpes ou fraudes.
Com o BO em mãos, você deve juntar os seguintes documentos:
- Documento oficial de identificação
- CPF
- Comprovante de residência com CEP
- Comprovação do estado civil ou certidão de nascimento
- Documento que comprove o número da via anterior (como extrato do PIS ou FGTS)
Com esses documentos em mãos e o BO, compareça a um dos locais abaixo para retirar sua segunda via:
- Gerências e Agências Regionais do Trabalho e Emprego
- Prefeitura do seu município
- Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT)
- Poupatempo, UAI, ou similares em seu estado
Assim que sua carteira de trabalho estiver pronta, é hora de recuperar os registros de trabalho que foram realizados na sua carteira antiga.
Registros após a perda da carteira de trabalho
Para recuperar os registros da carteira de trabalho, é preciso comparecer a um posto de atendimento Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Para comprovar seus cargos antigos, você pode levar os seguintes documentos:
- Recibo do recolhimento do FGTS
- Homologação (documento formal dado após a rescisão de contrato)
- Comprovante de seguro-desemprego recebido
- Contracheque
- Recibo de férias
Se você não tem esses documentos, é necessário procurar as empresas onde trabalho para que elas façam novos lançamentos na carteira de trabalho. Basicamente elas vão reescrever o mesmo que você já tinha escrito antes.
No caso de empresas fechadas ou falidas, é necessário procurar o contato de um agente da Superintendência Regional do Trabalho.
Por que refazer os registros da carteira de trabalho?
Muitas pessoas que já passaram por vários empregos ou alguns empregos de pouco tempo preferem “perder” a carteira de trabalho para refazer seu histórico profissional do zero. Isso é um grande erro, pois uma carteira de trabalho ajuda a comprovar sua experiência profissional além do tempo de trabalho e o salário recebido. Em caso de falha de cálculo do INSS ou FGTS, sua carteira de trabalho é um dos documentos que pode ser usado para a correção das informações.
E se eu achar minha carteira de trabalho antiga?
Caso você encontre sua carteira de trabalho perdida, é possível escolher com qual das duas irá continuar. Use a carteira que tem o registro mais atual de trabalho. Não se esqueça de comunica à polícia que a carteira de trabalho foi encontrada.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas sobre a carteira de trabalho!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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