Qual a diferença entre o técnico e tecnólogo?

Em Empreendedor e autônomo! MEI e ME! por André M. Coelho

A tecnologia está sendo alavancada em todos os lugares e toneladas de empregos foram criados graças à tecnologia. Dois dos cargos que surgiram devido à tecnologia são técnico e tecnólogo.

Com nomes tão parecidos, o que podem significar? Será que exercem os mesmos cargos e tarefas nas empresas? Vamos buscar explicar em detalhes.

O que é um técnico?

Um técnico é alguém que é treinado para trabalhar em um determinado campo. Exemplos de técnicos são técnicos de laboratório de raios X, técnicos de tecnologia da informação, técnicos de laboratório de alimentos, etc.

Leia também

Os técnicos raramente participam de reuniões de negócios. Um técnico pode ser pago pela hora ou contratado e pago mensalmente. Seu trabalho principal é manter máquinas, equipamentos, e ferramentas funcionando. Também auxiliam outros profissionais, como no caso dos técnicos de enfermagem. Eles também devem manter o equipamento limpo e mantê-lo, e também garantir que o trabalho não pare inesperadamente.

Em alguns empregos, os técnicos também podem assumir o papel dos tecnólogos. Você terá que usar o equipamento para avaliar e diagnosticar os pacientes, espera-se que você mantenha seus registros médicos e ajudem com os procedimentos. Você também será solicitado a limpar e manter o equipamento.

Porém, isto vai depender da legislação específica para o cargo.

Em suma, os técnicos trabalham em segundo plano e mantêm o processo funcionando.

Eles são responsáveis ​​se alguma máquina falhar. Será sua responsabilidade reparar a máquina. Os técnicos também podem funcionar como tecnólogos se tiverem conhecimento e experiência suficientes.

Cursos técnicos duram de um a 2 anos.

O que é um tecnólogo?

Um tecnólogo é alguém que é treinado para trabalhar em um determinado campo, além de ter uma variedade de conhecimento sobre sua linha de trabalho. Alguns exemplos de tecnólogos são tecnólogos alimentares, tecnólogos de tecnologia da informação, etc.

Um tecnólogo geralmente funciona e supervisiona um técnico. Normalmente, também é necessário um tecnólogo para participar de reuniões de negócios. Um tecnólogo é contratado por contrato e pago mensalmente.

Alguns empregos são listados como “tecnólogos”, mas o trabalho é realmente adequado para um técnico. Espera-se que você aproveite seu conhecimento técnico, combinado com o seu conhecimento de domínio. Suas responsabilidades serão criar novos produtos e serviços, finalizar, e garantir que o produto permaneça dentro dos limites legais.

Cursos em tecnologia para tecnólogos duram de 2 a 3 anos, normalmente.

Diferenças entre técnicos e tecnólogos

Talvez a principal diferença entre técnicos e tecnólogos seja que tecnólogos terão um diploma de ensino superior. (Imagem: Freepik)

Diferenças entre técnico e tecnólogo

A diferença entre técnico e tecnólogo é que um técnico é alguém que é um trabalhador treinado com conhecimento em um campo específico, especialmente ciência, saúde, ou engenharia, e trabalha em um ambiente prático, como um laboratório. Por exemplo, um técnico de alimentos funcionará para avaliar e examinar alimentos, melhorar os níveis de nutrição e garantir que os alimentos atendam aos requisitos de administração de alimentos e medicamentos.

Por outro lado, um tecnólogo é alguém que tem um conhecimento mais profundo e mais extenso em um campo. Por exemplo, temos tecnólogos alimentares. Um tecnólogo alimentar trabalhará com um técnico de alimentos, mas será mais focado na parte de pesquisa e inovação.

1. Técnico

Tipo de trabalho: principalmente em laboratórios

Necessário para participar de reuniões de negócios: raramente

Grau requerido: sim, mas um diploma de bacharel não é uma necessidade. Um certificado / diploma funciona também.

Salário: menor em comparação

Tipo salarial: horas ou mensais

2. Tecnólogo.

Tipo de trabalho: vasto, incluindo inovação, pesquisa e funções de gerenciamento

Necessário para participar de reuniões de negócios: geralmente

Grau requerida: Sim, um diploma de bacharel é necessário

Salário: maior em comparação

Tipo salarial: mensal

Diferenças-chave entre técnico e tecnólogo

Um técnico é alguém que trabalha em segundo plano e mantém as coisas em funcionamento. Por outro lado, um tecnólogo é alguém que também pode trabalhar em segundo plano e manter as coisas, mas serão solicitadas a fazer mais do que isso. Você será solicitado a participar de reuniões, formular planos com líderes empresariais e trabalhar com a empresa para gerar mais receita.

Um técnico é responsável por limpeza de máquinas, mantendo os requisitos em estoque e até mesmo mudando o equipamento quando necessário. Por outro lado, um tecnólogo será mais focado no lado comercial das coisas. Você ainda pode precisar fazer o que um técnico faz, mas mais será esperado de você.

Os técnicos são principalmente limitados ao aspecto técnico das coisas. Eles são necessários para operar, limpar e manter o equipamento. Por outro lado, o papel de um tecnólogo é amplo. Eles são obrigados a operar a tecnologia e usar seu conhecimento de domínio para pesquisar e inovar.

Um técnico não é obrigado a participar de reuniões de negócios. Por outro lado, os tecnólogos geralmente precisam participar de reuniões de negócios.

O salário de um técnico pode ser pago por hora ou até o mês. Por exemplo, um técnico de TI pode ser pago por hora ou até o mês. Por outro lado, o salário de um tecnólogo é sempre pago pelo mês. Um tecnólogo de TI será sempre pago pelo mês.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário