O que deve ter no holerite?

Em Legislação trabalhista e MTE por André M. Coelho

Seja seu primeiro pagamento ou se você trabalha há anos, ainda é importante saber como seu pagamento é resolvido. Seu holerite contém informações importantes, incluindo seu número de folha de pagamento, seu pagamento bruto e líquido e mais. Neste guia, ajudaremos você a entender seu contracheque ou holerite e explicar como ter certeza de que você está sendo pago a quantia certa.

O que é holerite?

Todos os funcionários e trabalhadores têm direito a um holerite ou contracheque escrito individual, detalhado – no momento em que são pagos.

Seu holerite escrito não precisa estar no papel – ele pode ser enviado para você por email ou acessado por meio de um site.

O direito a um holerite não se aplica a profissionais independentes ou trabalhadores freelance.

Seu holerite deve mostrar:

Pagamento bruto. Seu pagamento total antes que qualquer seguro, imposto ou contribuição tenha sido retirado.

A quantidade total de pagamento em casa após deduções. Isso é chamado de seu pagamento líquido.

A quantidade total de quaisquer deduções. Estas são deduções como IRRF, INSS, seguros, entre outros. Um empregador não precisa dar detalhes sobre o que essas deduções são, desde que dão uma declaração separada com esses detalhes pelo menos uma vez por ano.

Seu empregador pode incluir informações adicionais no seu pagamento que eles não são obrigados a fornecer, como o seu:

CPF

Taxa de pagamento (anual ou por hora) – essa informação geralmente consta na Carteira de Trabalho

Pagamentos adicionais, como horas extras, dicas ou bônus (estes devem ser incluídos na sua figura de pagamento bruto).

Como eu sei que o holerite é verdadeiro?

Confirme diretamente com o empregador para garantir que o holerite não é falso. Porém, ainda é bom verificar as seguintes informações:

1. Informações pessoais

Nome e, às vezes, seu endereço residencial será exibido.

2. Número de folha de pagamento

Algumas empresas usam números de folha de pagamento para identificar indivíduos na folha de pagamento.

3. Data.

A data em que o pagamento deve ser creditado em uma conta bancária é geralmente mostrada.

Informações do holerite

O holerite ou contracheque contém todas as informações sobre seu pagamento, o que te ajuda a verificar suas finanças. (Imagem: divulgação)

4. Período fiscal

O número aqui representa o período fiscal para esse pagamento, por exemplo, se você é pago mensalmente, semanalmente, por hora, etc.

5. O CPF

É o seu número pessoal para todo o sistema de segurança social. É usado para garantir que todas as suas contribuições são registradas corretamente e ajudam a construir seu direito a benefícios, como pensão e aposentadoria.

6. Pagamentos, salários, bônus, comissão

Isso mostrará o quanto foi ganho em salários antes de quaisquer deduções serem feitas.

Também pode mostrar como o pagamento foi calculado, por exemplo, sua taxa horária e o número de horas trabalhadas.

Também poderia mostrar quaisquer pagamentos extras que foram ganhos em cima do pagamento básico como bônus, comissão ou horas extras.

7. Despesas Seu empregador pode pagar quaisquer despesas devidas a você através da folha de pagamento.

Alguns empregadores listarão cada pagamento de despesas separadamente no pagamento. Outros os combinam. para mostrar um montante tributável ou não tributável.

8. Deduções

Seu holerite deve mostrar a quantidade de deduções variáveis, como imposto de renda retido na fonte e INSS. Deve também incluir os valores deduzidos por vale transporte, e outros.

9. Empréstimos consignados

Se você estiver fazendo reembolsos de um empréstimo consignado, eles também aparecerá aqui.

10. Benefícios do Local de Trabalho.

Se você receber seguro de saúde através do seu local de trabalho ou ter um carro da empresa, eles serão listados no seu pagamento. Se você se inscreveu para um desses, então deve aparecer no seu pagamento.

11. Pagamento líquido – o que sobrou

Para muitas pessoas, a figura mais importante em seu holerite é o pagamento líquido.

Então, o que é pago líquido? É o valor que você recebe uma vez que todas as deduções foram feitas. Você deve verificar isso contra o seu extrato bancário para garantir que ele corresponda ao que é pago.

12. Mensagens importantes

Alguns empregadores usam um espaço no holerite para mensagens importantes. Estes podem fornecer informações extras sobre o seu pagamento ou outras informações que desejam compartilhar.

Preciso guardar o Holerite?

É importante manter seus pagamentos em um lugar seguro – aqui estão as nossas três principais razões pelas quais:

1. Segurança. Os pagamentos contêm muitas informações pessoais sobre você e seus ganhos, incluindo o seu número de seguro nacional. Mantê-los seguros para ajudar a evitar que eles sejam usados ​​para fraude de identidade.

2. Registro e manutenção. É uma boa ideia manter um registro de todos os seus ganhos e pagamentos de impostos, caso haja um problema e você precise verificar detalhes antigos.

3. Evidência de ganhos. Para alguns produtos financeiros, como empréstimos, você pode ser solicitado a provar seus ganhos, mostrando seus últimos três valores.

Se você não entende nada em seu holerite ou acha que pode haver um erro, fale com alguém na seção de folha de pagamento da sua empresa.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário