Turnover ou rotatividade: o que significa?
A rotatividade de funcionários, também conhecida por turnover, refere-se ao número ou porcentagem de trabalhadores que deixam uma organização e são substituídos por novos funcionários. Medir a rotatividade de funcionários pode ser útil para os empregadores que desejam examinar os motivos da rotatividade ou estimar o custo da contratação para fins de orçamento.
Referências gerais ao turnover podem ser confusas; portanto, definições e cálculos específicos para a rotatividade de funcionários podem ser úteis para os profissionais de recursos humanos.
Leia também
- Assistente de Recursos Humanos: o que faz? Qual o salário?
- 9 dicas de como evitar o absenteísmo no trabalho
O que significa turnover de funcionários?
Embora existam diferentes tipos de rotatividade ou turnover, a definição geral é que a rotatividade ocorre quando o vínculo empregatício termina. Rotatividade e desgaste são termos que às vezes são usados de forma intercambiável ou conjunta ao descrever a saída de um funcionário – são diferentes.
O desgaste ou attrition geralmente se refere ao fim do vínculo empregatício devido a aposentadoria, eliminação do emprego ou morte do funcionário, e é distinguível da rotatividade porque, quando o desgaste ocorre, o cargo não é preenchido por um novo funcionário.
Rotatividade ou turnover involuntário de funcionários
A demissão de funcionários por baixo desempenho no trabalho, absentismo ou violação das políticas do local de trabalho é chamada rotatividade involuntária – também chamada de demissão. É involuntário porque não foi uma decisão do funcionário deixar a empresa. As demissões também podem ser consideradas rescisões involuntárias, embora os procedimentos de demissão geralmente sejam tratados de maneira diferente da rescisão. Algumas demissões têm certas disposições federais e estaduais que não são concedidas a funcionários que são demitidos por causa de violações de desempenho ou política.
Conceito de turnover ou rotatividade voluntária de funcionários
Quando um funcionário deixa a empresa por sua própria vontade, isso se chama rescisão voluntária. Os funcionários apresentam várias razões para deixar o emprego. Eles podem estar aceitando emprego em outra empresa, se mudando para uma nova área ou lidando com um assunto pessoal que impossibilita o trabalho. Quando um funcionário termina voluntariamente a relação de trabalho, geralmente envia ao empregador uma notificação verbal ou por escrito da intenção de renunciar ao emprego.
Rotatividade desejável e indesejável na empresa
A rotatividade geralmente tem uma conotação negativa, mas nem sempre é um evento negativo. Por exemplo, a rotatividade desejável ocorre quando um funcionário cujo desempenho cai abaixo das expectativas da empresa é substituído por alguém cujo desempenho atende ou excede as expectativas. É desejável, porque o baixo desempenho no trabalho, o absentismo e o atraso são caros, substituindo um mau desempenho por um funcionário que faz seu trabalho pode melhorar a lucratividade da empresa.
A rotatividade desejável ocorre quando a substituição de funcionários gera novos talentos e habilidades, o que pode dar à organização uma vantagem competitiva. Por outro lado, rotatividade indesejável significa que a empresa está perdendo funcionários cujo desempenho, habilidades e qualificações são recursos valiosos.
Cálculos básicos de rotatividade ou turnover
Os cálculos básicos de rotatividade são relativamente simples. Se sua empresa emprega 100 funcionários e 15 são demitidos ou se demitem, seu turnover é de 15%. A maioria das organizações usa cálculos mais detalhados para determinar o que está subjacente ao turnover. Suponha que cinco funcionários saiam em janeiro, um funcionário sai em maio e quatro funcionários saem em novembro. Sua taxa de rotatividade anual é de 10% e sua rotatividade média mensal é de 8,3%.
https://youtu.be/oEsC017ZQCY
Os cálculos de rotatividade de funcionários também podem levar em consideração diferentes tipos de rotatividade, como involuntários e voluntários, ou ainda razões mais específicas pelas quais os funcionários saem, como baixo desempenho, absentismo ou funcionários aceitando novos empregos em outros lugares. Os cálculos de rotatividade são úteis para determinar os custos de contratação, os requisitos de treinamento ou a estimativa do tempo da equipe dedicada às atividades de recrutamento.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Como fazer um plano de carreira para seus funcionários?
O que é a gestão de recursos humanos?
Liderança participativa, o que é?
Como dar baixa na carteira de trabalho?