Concurso da Polícia Civil: como se preparar?

Em Concursos Públicos por André M. Coelho

A Polícia Civil é a força policial no Brasil responsável pelas investigações criminais. Em atuação conjunta com a Polícia Militar, a Polícia Civil garante que a legislação seja devidamente aplicada e garante a ordem para a sociedade brasileira.

O ingresso na Polícia Civil se dá através de concurso público, que deve ser prestado no estado onde deseja exercer a carreira.

Se a Polícia Civil é uma opção de carreira que te interessa, vamos te mostrar um pouco do preparo para o concurso da Polícia Civil, te ajudando na aprovação.

Importante lembrar que só pode entrar na Polícia Civil o maior de 18 anos que tem, pelo menos, o Ensino Médio completo. Há geralmente um limite de idade de até 30 anos para diversos cargos na Polícia Civil, mas isso varia.

Concurso da Polícia Civil: qual graduação fazer?

Diferentes cargos da Polícia Civil exigem diferentes formações. Há cargos específicos para formados apenas no Ensino Médio, cargos para quem já tem qualquer graduação no Ensino Superior, e cargos para graduações específicas.

Geralmente, as graduações em Direito, Medicina, e Engenharia tem as melhores ofertas de cargos e salários para a Polícia Civil. Porém, é bom pesquisar nos editais, pois isso varia de ano a ano e de estado para estado.

Preparação para a Polícia Civil

O concurso para a Polícia Civil envolve uma preparação que vai além dos estudos para a prova. (Imagem: Polícia Civil)

Como é o Concurso da Polícia Civil?

Os concursos para a Polícia Civil no Brasil envolvem as seguintes etapas:

Testes de conhecimento por escrito

Exames médicos

Teste de Aptidão Física, agilidade, e resistência.

Entrevistas

Avaliação psicológica

Após aprovação em todos os testes, o aluno participação de curso de formação especial durante um período mínimo, dando início a atuação como policial militar logo depois de cumprir os estudos.

Como se preparar para o concurso da Polícia Civil?

Claro, você pode fazer um curso preparatório para o concurso da Polícia Civil e receber um calendário com um passo a passo com treinamentos e estudos. Ou você pode seguir suas próprias instruções, e fazer sua própria rotina.

Abaixo, apenas reunimos o que julgamos ser mais importante no seu preparo para aumentar suas chances de aprovação no concurso.

1. Entre em forma

Ser policial requer um alto nível de aptidão física. Não é surpresa que uma grande parte das academias de treinamento policial exige força e resistência cardiovascular. Para receber aceitação na academia, novos recrutas precisam atender aos padrões físicos mínimos, mantendo a boa forma mesmo após a aprovação no concurso.

2. Faça o preparo psicológico e mental

Policiais são convidados a confiar em seus companheiros com suas próprias vidas. Em outras palavras, a academia é intencionalmente projetada para eliminar quaisquer recrutas que podem não estar em situações extremamente de alta pressão que o trabalho geralmente implica.

Se prepare mentalmente para aguentar a pressão não apenas do concurso, mas também das aulas e da própria carreira de Policial Civil.

3. Mantenha uma rotina saudável

Isso significa estudar todos os dias, fazer exercícios, se alimentar bem, e ter uma vida social. Tudo isso vai contribuir para que o concurso se torne mais fácil, e aumentará suas chances de aprovação nas diferentes fases do concurso da Polícia Civil.

4. Estude a lei

Uma parte importante está em entender as leis que você está cumprindo. No entanto, existem muitas. Há toneladas de maneiras de conhecer as leis sem necessariamente fazer um curso de direito.

Pesquise on-line, pegue livros da biblioteca ou faça aulas e cursos online. Além disso, pesquise a criminologia, a lei penal, técnicas de interrogatório, as técnicas de patrulha, os procedimentos criminais e a custódia criminal.

5. Visite o treinamento de tiro

Não há necessidade de entrar na academia da polícia como um especialista de tiro, mas o disparo é uma habilidade que se desenvolverá ao longo do tempo. Portanto, quanto mais horas você pode colocar antes da academia, melhor você vai ficar.

Você vai fazer o concurso da Polícia Civil? Como pretende se preparar? Acha que mais alguma dica é importante?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário