10 dicas para trabalhar de casa

Em Motivação no trabalho por André M. Coelho

Trabalhar em casa – algumas pessoas adoram, outras pessoas odeiam. Independentemente de qual acampamento você se encaixa, você provavelmente gastará um maior tempo nos limites da sua própria casa nos dias de hoje.

Trabalhar em casa adiciona um aumento da quantidade de pressão e tensão além dos ambientes típicos de trabalho remoto, e os líderes devem levar isso em consideração e ajustar suas expectativas de funcionários e de si mesmos.

Reunimos 10 dicas para quem trabalha de casa ser mais produtivo sem prejudicar a saúde.

Dicas para trabalhar de casa com um cronograma

Quando você entra em um escritório todos os dias, você normalmente adere a uma rotina com início e término bastante consistente. Essas linhas estão borradas quando você trabalha em casa. Ninguém está prestando atenção à sua chegada ou no horário de partida, por isso há menos responsabilidade. Para alguns, isso pode dificultar a permanência no caminho certo.

O desafio é agravado quando você adiciona novas responsabilidades a pandemia de coronavírus introduziu, como homeschooling ou compras de mercearia para membros da família de alto risco. Para outros que já mantêm longas horas para acomodar cargas de trabalho pesadas, a falta de um cronograma pode torná-lo ainda mais difícil manter o “equilíbrio” da vida profissional “.

Antes de você estabelecer uma hora de início, pense na sua rotina matinal. Permita muito tempo para as coisas que você faz para tirar o seu dia de folga para um bom começo, como comer café da manhã, andando no cachorro, ou tomar banho, se possível. Considere sua rotina noturna também.

Certifique-se de fazer tempo para o bem-estar ao longo do dia. Depois de discutir seu cronograma proposto com sua família ou colegas de quarto, compartilhe-o com seus colegas para que eles saibam quando eles podem esperar que você seja responsivo a perguntas e disponíveis para reuniões.

Trabalhe de casa com a roupa certa

Mesmo se você não ver mais ninguém além de seu gato durante o dia inteiro, é difícil se sentir produtivo psicologicamente em seus pijamas. Nos primeiros dias de trabalho à distância, ficar em roupas de casa pode se sentir como uma vantagem.

Mas para muitos trabalhadores remotos, esse hábito pode causar uma sensação de lentidão até o final do dia de trabalho. Mesmo se você realizou muito, pode se sentir como seu dia de trabalho nunca começou se você pular a etapa de se vestir para o trabalho.

Colocar roupas frescas também pode ajudar a desenhar uma linha em sua cabeça entre o trabalho e o resto da sua vida. Você não precisa tirar o seu melhor a 5 anos, mas colocando em algo que você não dormiu, fará seu dia se sentir mais bem sucedido no final.

Trabalho de casa

O trabalho de casa precisa de organização para realmente ser produtivo e eficiente. (Imagem: FlexJobs)

Trabalhar sem sair de casa sempre conectado

Dependendo da sua linha de trabalho, você ainda pode se sentir conectado através de teleconferências e reuniões de equipe virtual. Mas mesmo se você é independente e não se juntar a quantos desses, tente encontrar desculpas para ter check-ins virtuais regulares com os principais colegas.

Considere iniciar suas chamadas conversando com eles sobre o que está acontecendo em suas vidas ou grandes projetos em que estão trabalhando. Isso ajuda a compensar algumas conversas de refrigeradoras que todos perdem quando se trabalha em casa, e ficar conectado ajuda a manter alguma aparência de uma cultura de trabalho remota.

Tenha em mente que durante os tempos estressantes estamos experimentando devido à pandemia, você pode precisar ser mais flexível consigo mesmo e com os colegas. Reconhecer que as reuniões podem precisar ser canceladas ou remarcadas em curto prazo e trabalhar com sua equipe para manter as linhas de comunicação abertas.

Além disso, considere ter uma visão honesta em sua persona virtual e tornar eficaz suas comunicações virtuais.

Dê um passeio no trabalho de casa

As chances são, trabalhando em casa significa um estilo de vida muito mais sedentário do que você lideraria. Especialmente se você de repente fez a mudança para trabalhar em casa, a mudança pode estar chocante. Tomando uma caminhada – seja em torno de sua vizinhança, para cima e descer suas escadas do prédio de apartamentos, ou até mesmo ao redor do seu quintal – pode fornecer uma pausa muito necessária para limpar sua cabeça, deixar o sangue fluindo, e para olhar para algo diferente de tela.

Você pode ser capaz de fazer uma chamada de trabalho enquanto você anda, mas até mesmo uma pausa de 10 minutos para obter algum exercício leve vale a pena para sua eficácia de liderança, saúde mental e produtividade geral. Além disso, se distanciamento social deixar você se sentir isolado, até mesmo vendo outras pessoas a partir de uma distância pode ajudá-lo a se sentir menos sozinha.

Designe um espaço de trabalho organizado de home office

Assim como você não quer sair da cama e começar a trabalhar em seus pijamas, também não é uma ótima ideia rolar na cama e pegar seu laptop de sua mesa de cabeceira. Ter espaço de trabalho estabelecido ajudará você a manter limites entre a vida em casa e o trabalho.

Enquanto todos adoraríamos um espaçoso escritório em casa com grandes janelas que deixam em muita luz natural, o espaço pode ser um luxo – especialmente se você não é o único em sua casa trabalhando em casa. Idealmente, você quer posicionar sua “mesa” em uma área de baixo tráfego com distrações mínimas. Mesmo uma pequena mesa ou bandeja em um armário pode funcionar.

Se você puder poupar os fundos, uma cadeira ergonomicamente projetada pode valer o investimento, assim como as soluções de armazenamento que permitem manter sua mesa organizada.

Limite as distrações no home office

De longe, um dos maiores desafios quando se trata de home office é encontrar maneiras de limitar todas as distrações ao seu redor. Com a atual crise, é provável que você precise interromper o trabalho para coisas que normalmente não fazem parte da sua rotina. Reconheça que você está fazendo o seu melhor e que seus membros da equipe também são.

Ao mesmo tempo, ter uma programação definida e um espaço de trabalho designado pode ajudar a criar e manter limites de trabalho para que você possa limitar distrações desnecessárias.

Ajuste o som no trabalho de casa

Para algumas pessoas, é muito quieto em casa. Não há buzz de escritório em volta deles e eles sentem falta disso. Para os outros, tocando música – especialmente com fones de ouvido em – pode ajudar a cortar o ruído de membros da família ou colegas de quarto que também podem estar trabalhando ou escolar em casa.

Descubra o que funciona para você, seja o ruído de fundo silencioso de uma lista de reprodução, o canal de música da sua banda favorita, ou até mesmo o som de uma máquina de ruído ou uma TV na sala ao lado.

Crie regras da casa para o trabalho

Muitos que trabalham de casa experimentaram um parceiro ou colega de quarto que vem para casa de estar longe no trabalho o dia todo e perguntando: “Por que você não limpou o quarto? Você esteve em casa o dia todo!”

É fácil colocar essa pressão em si mesmo também. Talvez um dos benefícios de trabalhar em casa é que você pode levar pequenos intervalos para enfrentar coisas como lavanderia, mas isso não deve ser uma expectativa. Dê a si mesmo permissão para se concentrar principalmente no trabalho quando estiver trabalhando; Caso contrário, você nunca terá nada. Não se sinta culpado por apagar outras tarefas na sua lista de tarefas.

Defina as normas da equipe para trabalho em casa

Quando as equipes estão trabalhando remotamente, as reuniões de check-in são mais importantes do que nunca. Então, é definir expectativas claras com as normas da equipe. Mas antes de enviar um convite de reunião, considere os horários e preferências dos seus colegas. Eles também estão trabalhando remotamente, e se sim, de que fuso horário? Quais responsabilidades adicionais foram recentemente assumidas (como homeschooling ou cuidar de crianças ou parentes mais velhos)?. Qual é a plataforma de teleconferência ideal? Você usará vídeo ou não? Ninguém gosta de fazer logon e encontrar todos na câmera quando você ainda estiver em seu pijama.

Ao mesmo tempo, o vídeo pode ajudar as pessoas a se sentirem conectadas e oferecem maior comunicação e foco. A chave – especialmente se você e seus colegas são recentemente remotas – está ficando na mesma página. Considere compartilhar este trabalho a partir da lista de aconselhamento doméstico como ponto de partida para uma conversa sobre as expectativas compartilhadas.

Seja paciente para organizar o trabalho em casa

Neste momento da incerteza, é particularmente fácil se sentir estressado ou sobrecarregado. Tanto quanto possível, tente praticar paciência – consigo mesmo, com seus colegas, suas crianças em casa, se aplicável, e com qualquer outra pessoa com quem você vive. Cultivar e expressar gratidão pode fazer de você um líder melhor, e também pode ajudá-lo a prosperar em face da mudança.

Mesmo que sua organização, rotina ou outros aspectos da sua vida seja levantada ou mudando drasticamente, arrumar tempo para o seu bem-estar e reagir pacientemente vale o tempo e o esforço. Também ajudará você a lidar com incerteza e ansiedade.

Como você e alguns ou todos os seus colegas se estabelecem na vida com o teletrabalho, lembre-se de que as necessidades de todos são diferentes. As pessoas estão enfrentando desafios e distrações únicas que você nem sempre vê em uma chamada de vídeo ou conferência. Tente ser flexível e compreensivo à medida que você encontra seu ritmo e discar para trabalhar em casa. Mesmo que isso seja apenas um arranjo temporário, você ficará feliz que você fez.

Se isso funcionar em conselhos domésticos e inspirou sua equipe e você, considere deixar um comentário sobre sua experi~encia. Seu conhecimento pode ajudar muitas pessoas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário