Para muitos, a consciência de segurança é uma prioridade absoluta e para aqueles que já trabalham em um ambiente voltado para maximizar o bem estar dos funcionários, é importante manter esse progresso na segurança do trabalho e prevenção de acidentes. Várias dicas podem ajudar nesse processo, sendo elas fáceis de implementar e incentivar como comportamento padrão entre os funcionários.

Exemplos de medidas de segurança no trabalho: intervalos durante a jornada

Fazer pausas não torna qualquer trabalhador preguiçoso ou incapaz. As pausas devem ser incentivadas para otimizar a produtividade. Em muitos ambientes, os funcionários estão relutantes em fazer pausas e, assim, trabalham demais até o limite da exaustão. Os resultados são muitas vezes negativos, como aumento de acidentes, estresse, estafa e consequentemente, uma menor produtividade. Em certos intervalos de tempo, de acordo com sua organização de trabalho, tire uma pausa para fazer um lanche ou simplesmente esticar as pernas. Sua saúde e sua segurança agradecem.

Treinamento constante deve integrar qualquer cartilha de segurança do trabalho

A falta de treinamento de segurança aumenta a probabilidade de acidentes. Treinamento de segurança deve ser sempre uma prioridade, nunca uma opção. Com um novo ano, surgem novas técnicas e metodologias orientadas para atualizar práticas de segurança desatualizadas, obsoletas ou problemáticas. É essencial manter todos os funcionários do nível inferior ao nível superior da empresa conscientes das práticas de segurança. Esta prática deve estar imersa no tecido das operações e na cultura do local de trabalho. Pode ser um treinamento semanal, ou constantes “toques” nos funcionários durante a rotina de trabalho para garantir que todos estão seguindo às instruções corretas para realizarem suas tarefas com segurança.

Preocupação com segurança no trabalho

A segurança no trabalho garante uma maior qualidade de vida no ambiente profissional e impede que os acidentes prejudiquem a produtividade da empresa. (Foto: Seton Canada)

Dicas de segurança no trabalho: preparação para emergências

Em caso de emergência, um plano de ação pode garantir que todos os funcionários e trabalhadores estão protegidos de conseqüências potencialmente mortais. Independentemente de você ser um trabalhador, supervisor, ou dono de empresa, é essencial estar preparado para o inesperado. O estabelecimento de uma diretiva geral de segurança e de um plano de resposta a qualquer incidente que possa ocorrer proporcionará recompensas a longo prazo. A partir desses planos, um curso de ação e uma cadeia de comando pode ser estabelecida e, assim, é possível otimizar as respostas para o caso de um desastre ou circunstância imprevista. O conhecimento é poder, e os funcionários sabendo o que fazer em uma variedade de situações de emergência é a maior e melhor forma de proteção e defesa contra problemas sérios na empresa.

Prevenção na segurança e medicina do trabalho: a importância da comunicação

Independentemente do título ou do posto de trabalho, a responsabilização é essencial para a segurança no local de trabalho. Quando você vê algo sendo feito incorretamente ou errado, diga algo. Se algo parecer inseguro ou perigoso, certifique-se de comunicar o problema para a correção. A ignorância nunca é um bom negócio, e não há preço sobre o valor da segurança para todos os funcionários. Não existem perguntas burras ou fora de contexto. É importante eliminar um ambiente negativo que censura as perguntas dos funcionários e substituir esse ambiente por ideias positivas que estimulem e incentivem a interação e a abertura dos funcionários.

Aprenda as diretrizes e padrões de segurança e prevenção no seu ambiente de trabalho

Se você não sabe sobre como ou onde começar o trabalho de prevenção e segurança do trabalho, é preciso estudar sobre isso. Vídeos, blogs, textos, normas ABNT, e diversas outras fontes de informação podem te ajudar a conhecer melhor técnicas e métodos para trabalhar a segurança no ambiente de trabalho. É possível descobrir vários procedimentos que podem melhorar a produtividade no ambiente de trabalho sem prejudicar a segurança.

São dicas básicas de segurança e prevenção, mas todas igualmente importantes para ajudar na conquista de um espaço de trabalho mais seguro e voltado para a prevenção de acidentes.

Como você faz a segurança no trabalho e a prevenção de acidentes? Que dicas daria para quem precisa trabalhar esses elementos no ambiente profissional?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)