Mentoring é compartilhar conhecimentos, habilidades e experiência de vida para guiar o outro no sentido de alcançar seu pleno potencial; é uma jornada de descoberta compartilhada. Mentoring é um relacionamento positivo e encorajador, encorajando os jovens e profissionais a desenvolverem o seu potencial máximo.

Mentoring é multifacetado; pode ser formal ou informal e pode mudar e evoluir conforme as necessidades do aprendiz mudam. Um mentor pode ser um modelo, treinador, caixa de ressonância, voz da razão, conselheiro e um recurso confiável. Os mentores cuidam e asseguram ao seu mentorado que não estão sozinhos em lidar com os desafios do dia-a-dia. Eles os ajudam a acreditar que são importantes.

Relacionamentos de orientação de qualidade tem efeitos positivos poderosos sobre os jovens e adultos em uma variedade de situações pessoais, acadêmicas e profissionais. Em última análise, a orientação conecta um jovem ao crescimento e desenvolvimento pessoal e melhora as oportunidades sociais e econômicas.

Mentoring: conceito

Existem muitas definições sobre o que é mentoring. Mentoring em termos simples pode ser definido como um relacionamento ou vínculo estabelecido entre alguém que é experiente e alguém que não é.

O mentor experiente irá compartilhar com o aprendiz suas lições aprendidas e quaisquer insights relevantes que o aprendiz possa se beneficiar ao enfrentar questões de vida ou carreira.

O relacionamento é facilitado por uma agenda de mentoring específica, compreendendo vários processos de mentoring (iniciados geralmente pelo mentor) com o objetivo de que o mentoreado alcance ou, pelo menos, se mova para alcançar seus objetivos pessoais e / ou objetivos de carreira profissional.

Mentoring: o que é que os mentores fazem?

Mentores ouvem objetivamente e agem como uma caixa de ressonância. Eles fazem perguntas que incentivam os aprendizes a olhar para as questões a partir de uma variedade de perspectivas e se concentrar na resolução de problemas, na tomada de decisões e nas soluções. Eles desafiam as formas tradicionais de pensar e incentivam estratégias fora da zona de conforto de seus mentorandos.

Os mentores podem preparar seus orientandos para carreiras profissionais e ajudar com suas habilidades no local de trabalho. Eles elevam o nível em relação ao potencial de um mentoreado e fornecem orientação, apoio, incentivo e feedback construtivo.

Definição de mentoring

O mentoring tem características semelhantes ao coaching, mas são dois processos diferentes que se complementam. (Foto: DEMAC)

Mentoria: significado e impacto

A tutoria pode fazer uma diferença profunda na vida dos aprendizes e, por sua vez, fortalecer nossas comunidades, economia e país.

A presença consistente e duradoura de um adulto ou profissional atencioso na vida de um jovem ou profissional iniciante pode ser a diferença entre ficar na escola, no trabalho ou desistir, tomar decisões saudáveis ​​ou se envolver em comportamentos arriscados e entre perceber o potencial ou não alcançar os sonhos.

Jovens e profissionais com mentores tem visões mais positivas de si mesmos e de seus futuros. Eles também alcançam resultados mais positivos na escola, no local de trabalho e em suas comunidades.

Então, quais são os benefícios do Mentoring?

Bem, os benefícios para quem recebe a mentoria e é que eles terão a oportunidade de desenvolver e aumentar sua auto-consciência e comprometimento profissional. Bem como a oportunidade de ter acesso a um mentor experiente que estará disposto a compartilhar seus conhecimentos, visões e insights sobre poder, política e como fazer as coisas de maneira informal e formal dentro de algumas organizações.

O mentor o ajudará a fazer planos e objetivos realistas para melhorar sua eficácia e desenvolver seu potencial, dar a você a oportunidade de refletir e desafiar seu próprio pensamento, incentivar maior adaptabilidade e disposição para mudar e fornecer feedback construtivo sobre suas metas. Um mentor também permitirá o luxo de conversar com um confidente imparcial independente que não é seu gerente, eles terão a capacidade de ouvir seus problemas e permitir-lhe a oportunidade de desabafar sem restrições e ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Aquele que recebe a mentoria deve estar ciente de que os mentores não estão lá para encontrar um trabalho para você, para resolver todos os seus problemas, não são seu burro de carga ou para ser seu novo melhor amigo.

Diferenças entre mentoring e coaching

As diferenças entre coaching e mentoring são bem claras.

Coaching:

Geralmente segue o formato de orientação individual que é focada no desempenho no trabalho e destinada a uma pessoa sozinha. O coach especificamente aconselha a pessoa sobre como lidar e executar uma tarefa específica e fornecer feedback construtivo e delegar outras tarefas semelhantes, definindo metas ou tarefas de nível superior para a pessoa completar. Na maioria dos casos, o coach será um supervisor ou gerente imediato que terá a responsabilidade geral pelo desempenho geral dos departamentos. Coaching é sobre ter um relacionamento positivo onde o coachee respeita, confia e se identifica com o coach.

Mentoring

Geralmente segue o formato de aconselhamento generalizado e orientação de um desenvolvimento de carreira individual. Mentoring é desenvolver uma relação entre um mentor mais experiente e um aprendiz inexperiente, para orientar e desenvolver o conhecimento e a progressão na carreira. O mentor geralmente será alguém que não é seu supervisor imediato / gerente ou dentro de sua organização pode permitir o luxo de falar com um confidente independente imparcial que não é seu gerente, e eles terão a capacidade de ouvir seus problemas, dar-lhe a oportunidade desabafar sem restrições e apoiá-lo e ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

No entanto, dizendo isso, algumas organizações que oferecem orientação para seus funcionários podem alocar um mentor dentro da organização que tenha status e poder similares como seu superior imediato.

Já passou por um processo de mentoring? Como foi?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)