Quais são os tipos de logística?

Em Motivação no trabalho por André M. Coelho

A logística é comumente a associação detalhada e a execução de uma atividade complexa. Em geral, a prudência, a logística é a administração da progressão das coisas entre o ponto de origem e o ponto de consumo para atender às necessidades de clientes ou parcerias.

Os recursos gerenciados em empresas de logística podem incorporar produtos tangíveis, por exemplo, materiais, hardware e suprimentos, apenas como alimentos e outras coisas consumíveis.

A logística das coisas físicas, na maioria das vezes, inclui a combinação de fluxo de informações, materiais lidando, criação, embalagem, estoque, transporte, armazenamento e segurança regular. Nós estaríamos discutindo aqui diferentes tipos de logística.

Quais são os tipos de logística?

Logística, ou planejamento logístico, alude ao procedimento que um negócio utiliza de modo a facilitar suas atividades de cadeia de suprimentos. Incorpora uma ampla variedade de empreendimentos e exercícios,

Por exemplo, supervisionar como materiais grosseiros ou fontes de dados são obtidos e enviados para o negócio, como as fontes de estoque e de informação são colocadas nos escritórios dos negócios e como o estoque é movido dentro do negócio e no passado.

Existem seis tipos diferentes de logística que precisam ser estudados em detalhes:

Logística de entrada.

Logística de saída.

Logística a terceiros.

Logística a quartos.

Logística de distribuição.

Lógica reversa.

Vamos em profundidade sobre cada um deles.

1. Logística de entrada

Logística de entrada aludes para as tarefas simples e exercícios logísticos internos que as organizações precisam terminar de modo a trabalhar. A logística de entrada normalmente refere-se às tarefas estratégicas de organizações que funcionam genuinamente a montante. No que diz respeito à cadeia de suprimentos, inclui a relação com as partes que trabalham mais a montante do que o negócio dado.

Contingente ao negócio, as partes que funcionam a montante podem mudar significativamente em suas tarefas específicas.

Por exemplo, considere ser um fabricante de carros. A logística de entrada do fabricante envolveria o fornecimento de fontes de dados de material em bruto (chapas metálicas, vidro, fiação, plásticos e assim por diante), Como armazenar os materiais em preparação para e durante o procedimento de montagem, e como lidar com o fluxo de carros produzidos que deixam a planta.

Tipos de logística na prática

Diferentes tipos de logística atendem a diferentes necessidades do mercado. (Imagem: America Manufacturing Solutions)

2. Logística de saída

Logística de saída alude aos recados e exercícios envolvidos com o movimento do item para o cliente final. Essas obrigações estratégicas geralmente se aplicam aos jogadores que trabalham moderadamente a jusante, que normalmente são a última festa na cadeia de suprimentos.

As obrigações incorporam o armazenamento de ações manufaturadas, o transporte de mercadorias produzidas para o local de varejo, e às vezes, o envio e manuseio envolvidos no processo.

3. Logística a terceiros (3PL)

A logística de terceiros pode prejudicar os empresários. A logística incorpora todas as peças da cadeia de suprimentos que planejam, atualizam e controlam o fluxo de mercadorias e serviços para atender aos pré-requisitos do cliente. A logística de terceiros implica que um negócio de terceiros seja utilizado para terceirizar serviços logísticos.

Esses serviços podem incorporar todos os exercícios que incluam a gestão e as diferentes maneiras pelas quais uma empresa move recursos iniciando com um local depois para o próximo. Eles envolvem tarefas, transporte, armazenamento, produção e muito mais.

4. Logística a quartos (4PL)

Um fornecedor de 4PL é um fornecedor de logística da quarta parte e basicamente faz logística de terceiros um passo ainda por supervisionar recursos, inovação, tecnologia, infraestrutura e até gerenciar 3PLs externos para configurar, fabricar e fornecer soluções de cadeia de suprimentos para organizações.

Um serviço 4PL inclui serviço de 3PL, bem como estratégia de logística, estratégias de fornecimento de frete, análise de rede e design, consultoria, planejamento de negócios, gerenciamento de mudanças, gerenciamento de projetos, planejamento de inventário e gerenciamento de logística de entrada e reversão.

5. Logística de distribuição

A logística de distribuição envolve a organização de tarefas simples, controle e todos os procedimentos relativos ao fluxo de bens e informações entre empresas e clientes de fabricação. Logística de distribuição (caso contrário, chamada logística de transporte ou logística de venda) é a conexão ou link entre mercado e produção.

A zona contém todos os procedimentos envolvidos com a distribuição de mercadorias – de organizações de fabricação aos clientes. Os clientes podem ser usuários finais, atacadistas, distribuidores ou processadores. Assegura que os produtos e serviços fabricados atinjam o cliente com segurança e rapidez.

6. Logística reversa

A logística reversa é o conjunto de atividades direcionadas após a venda de um item para recuperar valer e terminar o ciclo de vida do item. Comumente inclui restaurar um item para o produtor ou comerciante ou enviá-lo para revisão, reparo ou reutilização. Também é chamado de cadeia de suprimentos de reposição, logística de reposição de revendedores ou logística reversa.

A logística reversa é o setor de cadeias de suprimentos que procedem qualquer coisa retornando para dentro da cadeia de suprimentos ou viajando “em reversão” através da cadeia de suprimentos. Assim, o nome se torna logística reversa.

Palavra final em diferentes tipos de logística

A logística é amplamente referida como o processo de coordenação e movimento de recursos, como equipamentos, alimentos, líquidos, inventário, materiais e pessoas de um local para o local de armazenamento ou para o destino desejado. Nós discutimos os diferentes tipos de logística.

É necessário para um aluno de MBA ou qualquer pessoa que esteja determinada a obter mais insights e conhecimento sobre gerenciamento de cadeia de suprimentos ou gerenciamento de logística, aprender em profundidade sobre as categorias em que a gerência logística é classificada.

Explore mais aspectos do gerenciamento de logística, a fim de ter uma compreensão completa e mais profunda do assunto. E se tiver dúvidas, volte aqui que te ajudaremos!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário