Quais são os tipos de logística?
A logística é comumente a associação detalhada e a execução de uma atividade complexa. Em geral, a prudência, a logística é a administração da progressão das coisas entre o ponto de origem e o ponto de consumo para atender às necessidades de clientes ou parcerias.
Os recursos gerenciados em empresas de logística podem incorporar produtos tangíveis, por exemplo, materiais, hardware e suprimentos, apenas como alimentos e outras coisas consumíveis.
A logística das coisas físicas, na maioria das vezes, inclui a combinação de fluxo de informações, materiais lidando, criação, embalagem, estoque, transporte, armazenamento e segurança regular. Nós estaríamos discutindo aqui diferentes tipos de logística.
Leia também
Quais são os tipos de logística?
Logística, ou planejamento logístico, alude ao procedimento que um negócio utiliza de modo a facilitar suas atividades de cadeia de suprimentos. Incorpora uma ampla variedade de empreendimentos e exercícios,
Por exemplo, supervisionar como materiais grosseiros ou fontes de dados são obtidos e enviados para o negócio, como as fontes de estoque e de informação são colocadas nos escritórios dos negócios e como o estoque é movido dentro do negócio e no passado.
Existem seis tipos diferentes de logística que precisam ser estudados em detalhes:
Logística de entrada.
Logística de saída.
Logística a terceiros.
Logística a quartos.
Logística de distribuição.
Lógica reversa.
Vamos em profundidade sobre cada um deles.
1. Logística de entrada
Logística de entrada aludes para as tarefas simples e exercícios logísticos internos que as organizações precisam terminar de modo a trabalhar. A logística de entrada normalmente refere-se às tarefas estratégicas de organizações que funcionam genuinamente a montante. No que diz respeito à cadeia de suprimentos, inclui a relação com as partes que trabalham mais a montante do que o negócio dado.
Contingente ao negócio, as partes que funcionam a montante podem mudar significativamente em suas tarefas específicas.
Por exemplo, considere ser um fabricante de carros. A logística de entrada do fabricante envolveria o fornecimento de fontes de dados de material em bruto (chapas metálicas, vidro, fiação, plásticos e assim por diante), Como armazenar os materiais em preparação para e durante o procedimento de montagem, e como lidar com o fluxo de carros produzidos que deixam a planta.
2. Logística de saída
Logística de saída alude aos recados e exercícios envolvidos com o movimento do item para o cliente final. Essas obrigações estratégicas geralmente se aplicam aos jogadores que trabalham moderadamente a jusante, que normalmente são a última festa na cadeia de suprimentos.
As obrigações incorporam o armazenamento de ações manufaturadas, o transporte de mercadorias produzidas para o local de varejo, e às vezes, o envio e manuseio envolvidos no processo.
3. Logística a terceiros (3PL)
A logística de terceiros pode prejudicar os empresários. A logística incorpora todas as peças da cadeia de suprimentos que planejam, atualizam e controlam o fluxo de mercadorias e serviços para atender aos pré-requisitos do cliente. A logística de terceiros implica que um negócio de terceiros seja utilizado para terceirizar serviços logísticos.
Esses serviços podem incorporar todos os exercícios que incluam a gestão e as diferentes maneiras pelas quais uma empresa move recursos iniciando com um local depois para o próximo. Eles envolvem tarefas, transporte, armazenamento, produção e muito mais.
4. Logística a quartos (4PL)
Um fornecedor de 4PL é um fornecedor de logística da quarta parte e basicamente faz logística de terceiros um passo ainda por supervisionar recursos, inovação, tecnologia, infraestrutura e até gerenciar 3PLs externos para configurar, fabricar e fornecer soluções de cadeia de suprimentos para organizações.
Um serviço 4PL inclui serviço de 3PL, bem como estratégia de logística, estratégias de fornecimento de frete, análise de rede e design, consultoria, planejamento de negócios, gerenciamento de mudanças, gerenciamento de projetos, planejamento de inventário e gerenciamento de logística de entrada e reversão.
5. Logística de distribuição
A logística de distribuição envolve a organização de tarefas simples, controle e todos os procedimentos relativos ao fluxo de bens e informações entre empresas e clientes de fabricação. Logística de distribuição (caso contrário, chamada logística de transporte ou logística de venda) é a conexão ou link entre mercado e produção.
A zona contém todos os procedimentos envolvidos com a distribuição de mercadorias – de organizações de fabricação aos clientes. Os clientes podem ser usuários finais, atacadistas, distribuidores ou processadores. Assegura que os produtos e serviços fabricados atinjam o cliente com segurança e rapidez.
6. Logística reversa
A logística reversa é o conjunto de atividades direcionadas após a venda de um item para recuperar valer e terminar o ciclo de vida do item. Comumente inclui restaurar um item para o produtor ou comerciante ou enviá-lo para revisão, reparo ou reutilização. Também é chamado de cadeia de suprimentos de reposição, logística de reposição de revendedores ou logística reversa.
A logística reversa é o setor de cadeias de suprimentos que procedem qualquer coisa retornando para dentro da cadeia de suprimentos ou viajando “em reversão” através da cadeia de suprimentos. Assim, o nome se torna logística reversa.
Palavra final em diferentes tipos de logística
A logística é amplamente referida como o processo de coordenação e movimento de recursos, como equipamentos, alimentos, líquidos, inventário, materiais e pessoas de um local para o local de armazenamento ou para o destino desejado. Nós discutimos os diferentes tipos de logística.
É necessário para um aluno de MBA ou qualquer pessoa que esteja determinada a obter mais insights e conhecimento sobre gerenciamento de cadeia de suprimentos ou gerenciamento de logística, aprender em profundidade sobre as categorias em que a gerência logística é classificada.
Explore mais aspectos do gerenciamento de logística, a fim de ter uma compreensão completa e mais profunda do assunto. E se tiver dúvidas, volte aqui que te ajudaremos!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Curso de logística: como escolher?
CFOP 5403, quando usar?
O que é nota fiscal triangular?
Quais os melhores cargos em uma construção / engenharia civil?