Quem pode ser MEI – Micro empreendedor individual?
O Microempreendedor Individual ou MEI é um enquadramento tributário de Pessoas Jurídicas no Brasil que reduz consideravelmente os custos para abrir e manter uma empresa, simplificando toda a burocracia e custos para se ter uma empresa no Brasil. Mas quem pode optar por esse enquadramento?
Quem pode ser MEI: Microempreendedor Individual?
Para se tornar um MEI, é necessário cumprir algumas exigências. A primeira delas é que o MEI tenha um limite de faturamento X, determinado pelo Governo em lei específica. Como o valor pode ser atualizado a qualquer momento, o limite de faturamento pode ser encontrado no Portal do Empreendedor.
Leia também
- Capital social MEI! O que colocar e quanto declarar? Qual o mínimo?
- Quais as atividades permitidas para MEI?
Mas é só isso que é exigido do MEI? Quem não pode ser MEI?
Veja, o limite de faturamento é apenas uma exigência para ser MEI. Outras exigências incluem:
- Não ter sócios.
- Não ter mais do que 1 empregado
- O salário do empregado é limitado ao salário mínimo ou piso da categoria
- Estar enquadrado em uma ou mais das atividades permitidas para MEI, em lista disponível no Portal do Empreendedor
Funcionário público ou quem tem carteira assinada pode ser MEI?
Sim, e não há qualquer limitação quanto a isso, salvo as limitações já citadas acima. Para quem tem carteira assinada, a única questão é que ao ter MEI, você terá problemas para garantir o direito ao Seguro Desemprego, pois o Ministério do Trabalho interpreta o MEI como uma fonte de renda, e quem tem fonte de renda não pode usar o Seguro Desemprego.
Então basta só abrir meu MEI e começar a empreender?
Basicamente, sim. A questão principal é que antes de abrir seu MEI, você precisa pensar nas atividades que você vai exercer, e quanto você pretende faturar por mês e ano. pensando nisso, você conseguirá analisar se o MEI é a opção certa para seu planejamento ou mesmo se o MEI, para as atividades que você quer exercer, é permitido.
Faça um bom plano de negócios, entenda bem seus objetivos de curto, médio, e longo prazo, e aí sim, você pode ter certeza se seu MEI é a opção certa.
Você já é MEI ou está pretendendo começar o seu? Como está seu plano de negócios? Por que você está escolhendo o MEI?
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Tipos de empresas no Brasil: quais são?
O que são atividades secundárias?
Cancelar ou dar baixa no MEI! Como fazer?
Idade máxima para abrir MEI! Menor de 18 anos pode?