Seguro desemprego web com certificado digital, como acessar?

Escrito na categoria "Legislação trabalhista e MTE" por André M. Coelho.

O seguro-desemprego é um tipo de seguro fornecido pelo estado que paga aos indivíduos semanalmente quando perdem o emprego e atendem a certos requisitos de elegibilidade. Aqueles que deixaram seus empregos ou foram demitidos por uma causa justa não são elegíveis para o seguro desemprego. Em outras palavras, uma pessoa desligada do emprego por falta de trabalho disponível e sem culpa própria geralmente se qualifica para o seguro-desemprego.

Seguro Desemprego web com certificado digital

A empresa que precisa emitir o seguro desemprego pode usar o certificado digital para fazê-lo de forma online prática e rápida. Isto é feito cadastrando o gestor e o procurador da empresa no primeiro acesso, nos seguintes passos:

Passo 1: ativar o certificado digital

Ative seu certificado digital no dispositivo que estiver utilizando.

Passo 2: site empregador web

Acesse o site do empregador web com o certificado digital já aivo.

Passo 3: cadastrar gestor

Clique em cadastrar gestor. Confira todas as informações, e preencha todos os campos corretamente. O CPF e nome devem ser do sócio proprietário da empresa.

Passo 4: login e senha

Você receberá uma senha e login gerados automaticamente no email cadastrado. Entre no email e pegue as informações. Volte para o site do empregador web com essas informações.

Passo 5: escolha o certificado digital

Existem muitas empresas que usam mais de um certificado digital. Quando for fazer o login, a lista dos documentos vai aparecer no computador.

Passo 6: PIN, senha e login

Uma caixa de diálogo vai aparecer solicitando um PIN. Digite e então, entre com o login e a senha que foram enviados por email.

Passo 7: CNPJ

Escolha o CNPJ da empresa que vai emitir o seguro desemprego.

Passo 8: cadastro de requerimento

No menu superior do site, escolha a opção “Requerimento” e clique em “Cadastrar requerimento”. Preencha com todas as informações solicitadas= e clique em cadastrar. É possível também importar o requerimento, pela opção de importar o requerimento.

Passo 9: impressão e assinatura

Imprima o documento e peça ao trabalhador para fazer a assinatura do documento para dar entrada no benefício.

Seguro desemprego e certificado digital

O Seguro Desemprego pode ser acessado pelo empregador com certificado digital online. (Imagem: Gusto)

Para que serve o Seguro Desemprego?

A iniciativa de seguro desemprego é um programa que fornece um salário em dinheiro aos trabalhadores desempregados que procuram emprego ativamente. Os trabalhadores que atendem aos requisitos específicos de elegibilidade podem receber uma certa quantidade de benefícios por ano. O valor em dinheiro destina-se a substituir parte do salário que o funcionário recebia, dando a ele uma estabilidade e recursos para o sustento até encontrar um novo trabalho.

Como usar o Seguro Desemprego?

As taxas de desemprego podem ficar altas em qualquer crise. E é importante estar sempre preparado. Mesmo os empregos que são tipicamente seguros estão sendo atingidos pelo desemprego. Há um risco que centenas de milhares de trabalhadores altamente qualificados em uma variedade de indústrias estarão procurando emprego por um bom tempo. O seguro desemprego vai te proteger por um tempo, mas não deve te deixar acomodado.

Às vezes, ter trabalho “qualquer” é melhor do que não ter um emprego. Se você tiver a oportunidade de pegar qualquer emprego, pode ser um bom momento para aceitar.

Todos nós queremos sentir que temos controle sobre alguns aspectos de nossas vidas. Trabalhar faz isso de várias maneiras. Os sentimentos de orgulho, realização e ter um impacto são essenciais em nossas vidas. E você pode realizar isso através do trabalho.

O trabalho oferece benefícios adicionais, como expandir sua rede profissional, mantendo suas habilidades frescas e seu currículo atualizado. Tudo isso torna mais fácil encontrar outro trabalho potencialmente mais alto no futuro.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário