Sicalcweb, como baixar e usar?

Escrito na categoria "Recursos Humanos" por André M. Coelho.

O Sicalc é um Programa para Cálculo e Impressão de DARF, que só não faz a emissão de Tributos e Contribuições Federais previdenciárias. O programa é disponibilizado online gratuitamente pelo Governo Federal. É muito mais simples para efetuar os pagamentos e manter suas obrigações com tributos e contribuições em dia.

Receita Federal e Sicalcweb: como acessar?

O Sicalcweb pode ser usado tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas diretamente pelo site da Receita Federal. O serviço vai disponibilizar as seguintes opções de geração e impressão do Darf

O Sicalcweb também disponibiliza opções de Consulta para:

Tenha em mãos seu CPF e data de nascimento para login como pessoa física e seu CNPJ para login como pessoa jurídica.

Após o login, basta preencher as informações do domicílio atual, e observações a serem colocadas na DARF, o Código ou nome da Receita, e escolher a DARF da lista pra imprimir. Mas vamos descrever melhor.

Como fazer a emissão de DARF online?

Para emitir um DARF, é necessário fazer o uso do SICALCWeb no site da Receita Federal.

Terá de introduzir o código correto (dependendo do imposto que está a pagar), a data de referência (a partir desta data aparecerá automaticamente o prazo), o valor, o nome e CNPJ da empresa ou CPF do contribuinte.

Para emitir um DARM, é necessário acessar o site do seu Município. Informe se você possui um dispositivo de identificação física (“Certificado Digital”) ou não. Se o fizer, conecte-o ao computador e insira sua senha. Selecione “Guias de Recolhimento”. Insira as informações necessárias e emita o documento “Emitir Guia”.

Usando o Sicalc

O Sicalc pode ser usado diretamente pela web, no site da Receita Federal. (Imagem: Receita Federal)

Não paguei meu Carnê Leão, e agora?

Se você não pagou seu último DARF como deveria, é importante saber que é adicionado um montante de juros sobre o valor original. A cada dia que passa, os juros aumentam.

Para calcular o quanto você deve, e gerar um novo DARF, a Receita Federal disponibiliza online o software SICALC, que visa calcular e emitir DARF de forma automática, incluindo o cálculo de juros. O programa pode ser usado diretamente do site da Receita Federal.

Por que pagar a DARF em dia?

Quanto mais tempo você atrasar o pagamento de tributos e contribuições, mais você acabará pagando em penalidades e juros. Mesmo que você saiba que não pode pagar seu imposto, você deve planejar ou, pelo menos, buscar um meio de pagamento. Este meio de pagamento pode ser um empréstimo pessoal, financiamento, entre outras opções. Você evitará os juros associados aos atrasos e possíveis problemas com a Receita Federal.

Não pagar seu imposto ou contribuição em dia pode resultar também em uma taxa extra como penalidade pelo atraso. Você será cobrado uma taxa por cada infração. Então, se você não conseguir arquivar e deixar de pagar o que você teria devido, você será atingido por duas taxas de penalidade. Você também pode ser avaliado negativamente em órgãos de crédito, prejudicando seu score de crédito e aumentando as taxas de juros que você paga.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar da melhor maneira!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário