Como consultar e acompanhar seu processo trabalhista?
Acompanhar e consultar seu processo trabalhista não é assim tão difícil. Existem ferramentas online de fácil uso para ajudar na consulta do processo ou dos processos nos quais você está envolvido. Vamos ensinar o passo a passo simples.
Como consultar processo trabalhista?
Para começar a consulta ao seu processo trabalhista, é preciso saber em qual estado seu processo está correndo. Sabendo essa informação, você deve acessar o site do Tribunal de Justiça do seu estado. Por exemplo, para processos em Minas Gerais, você deve consultar o site do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Ao chegar no site, começam os passos para fazer a consulta.
Leia também
Consulta de processo trabalhista passo a passo
Ao chegar no site do Tribunal de Justiça, é hora de acessar a parte do site para Consulta Processual. Essa consulta está sempre disponível na página principal dos sites dos diferentes Tribunais de Justiça do Brasil. Após acessar a página de Consulta Processual, tenha as seguintes informações em mãos:
- Nome completo de um dos envolvidos no processo OU
- Número do Processo OU
- Nome do Advogado
Escolha a natureza do processo na página de consulta processual: 1ª instância ou 2ª instância.
Antes de inserir um dos dados, eles vão pedir a comarca (cidade) onde o processo está correndo. Você deve escolher corretamente para a consulta dar certo. Não é preciso CPF ou números de documentos para a consulta processual.
Após escolher a comarca, escolha o tipo de consulta que você quer: por parte, número do processo, ou nome do advogado, informando esses dados na parte correspondente do site.
Geralmente há um código que deve ser digitado para confirmar sua identidade e acessar os processos. Mas assim que for digitado o código, é liberado o acesso às seguintes informações do processo:
Dados completos sobre o processo
Todos os andamentos
Todas as partes e advogados
Expediente(s) Enviado(s) para Publicação
Ficou alguma dúvida sobre a consulta e acompanhamento profissional? Deixe nos comentários!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
A empresa em que trabalho está falindo! O que devo fazer?
Convenções trabalhistas: para que servem e onde conseguir?
O que fazer se houver um erro no cálculo de rescisão?
Como fazer a senha do FGTS? E o que fazer se eu perder a senha?