Treinamento EAD na empresa, como fazer?

Escrito na categoria "Recursos Humanos" por André M. Coelho.

Crie facilmente cursos online para seus funcionários com ferramentas de eLearning. Comece a construir um curso online para seus funcionários. Mas para fazer isso de forma bem executada, é importante aprender as etapas simples necessárias para criar seus próprios cursos online para treinamento de funcionários em um EAD na empresa.

Como fazer um EAD para treinamento dos funcionários?

A criação de cursos online costumava envolver vários especialistas em desenvolvimento de software, TI e instrução. Hoje não é tão difícil por causa das novas ferramentas que estão disponíveis agora. A criação de um curso online também pode parecer intimidante. Pode ser uma fonte de estresse, considerando o quão ocupados você e a equipe estão.

Mas com as ferramentas de eLearning, você pode criar facilmente cursos online para seus funcionários, resultando em um programa de treinamento escalonável que melhora o desempenho e o engajamento de sua equipe. Então, como você começa a criar um curso online para seus funcionários? Como você o entrega a eles quando precisam?

Dê um mergulho profundo nas 6 etapas simples que você deve seguir para criar cursos online para seu programa de treinamento de funcionários.

1. Objetivos de aprendizagem para o treinamentos online para empresas

Defina objetivos de aprendizagem claros e mensuráveis. Isso dará aos seus cursos um propósito e uma meta a serem alcançados por sua equipe depois de concluir cada módulo do curso. Descubra mais sobre sua personalidade de funcionário. Pense no público para o qual você está criando este programa de treinamento. O que eles gostariam de aprender? Como eles gostariam de aprender? Encontre o objetivo do seu curso. E conheça suas métricas de negócios. Vai ensinar uma habilidade específica? Será um único curso ou vários cursos? Como isso o ajudará a atingir seus objetivos de negócios? Encontrar as respostas para essas perguntas garantirá o sucesso de seus cursos.

2. Escolha o tópico do seu curso de treinamento

Certifique-se de que seu curso resolva uma necessidade ou problema específico em seu negócio. Por exemplo, você precisará de treinamento em comunicação de vendas se suas vendas estiverem baixas. Você também precisará de treinamento de segurança se houver muitos acidentes de trabalho. Além disso, tenha em mente as necessidades de aprendizado de sua força de trabalho. Selecione um tópico que seus funcionários não tenham aprendido antes ou que cubra as habilidades e conhecimentos que eles não têm. Conhecer esses objetivos o ajudará a escolher o tema do curso.

EAD na empresa

Um bom EAD na empresa contribui para treinos mais efetivos e com menos gastos. (Foto: Litmos)

3. Reúna seus materiais de recurso

Nem todos os materiais de treinamento precisam ser criados do zero. Crie conteúdo impactante e que economiza tempo usando os recursos que sua empresa já possui. Como manuais, bibliotecas online, livros, apresentações, artigos de suporte e vídeos de sessões / webinar / apresentação / demonstração de produtos gravados em sala de aula. Isso permitirá que sua força de trabalho analise o conteúdo que eles podem ter perdido antes. Você também encontrará muitos recursos gratuitos para fazer cursos online.

Use vídeos do YouTube, relatórios de pesquisa e blogs e artigos de jornal. Mas use fontes confiáveis ​​e obtenha permissão e referência para conteúdo protegido por direitos autorais. Também adicione multimídia, como imagens de banco de imagens, áudios, gráficos, etc. Isso elevará seu conteúdo e aumentará o envolvimento de seus funcionários.

4. Construa a estrutura do seu curso

Agora organize seus materiais de treinamento coletados de forma coesa. Adicione, remova ou reorganize os módulos enquanto pensa nos caminhos de aprendizagem dos funcionários. E crie um curso que aumenta lentamente em dificuldade. Cada módulo deve ser feito nas habilidades e conhecimentos que eles adquiriram no módulo anterior. Escolha quais módulos manter e dê a cada módulo um título de instrução ativo.

Você também pode incluir testes / pesquisas / questionários online em cada módulo. Isso ajudará sua equipe a usar seus novos conhecimentos e aprender com o feedback. Isso também o ajudará a acompanhar o progresso à medida que avançam de um módulo para outro.

5. Crie o conteúdo do seu curso

Você pode selecionar ou criar conteúdo do zero. Você pode criar vários cursos usando modelos já disponíveis online. Mas faça o que fizer, deve ser conduzido por seus objetivos de aprendizagem. Agora o conteúdo pode ser passivo ou ativo. Você criará conteúdo passivo se seus funcionários precisarem entender conceitos apenas assistindo ou ouvindo.

Para isso, você pode usar conteúdos como vídeos, notas, apresentações, etc. Mas, para objetivos de aprendizagem mais complexos, onde sua equipe tem que estar mais envolvida, você precisará usar elementos e atividades interativas. Isso inclui infográficos, gamificação, fóruns de discussão, histórias pessoais, atribuições de grupo e cenários de ramificação.

6. Upload para o ambiente online de aprendizado

A etapa final é carregar o conteúdo do curso para o ambiente online de aprendizado. Dependendo de como você estrutura seu conteúdo, ele pode ser contínuo com um único clique ou difícil com vários cliques. Portanto, certifique-se de que o fluxo de alunos seja de fácil acesso para sua força de trabalho. Seu ambiente online de aprendizado pode fornecer acesso simplificado por métodos como habilitar o logon único e garantir a entrega do curso, etc. Você deve escolher o ambiente online de aprendizado certo para suas necessidades de treinamento. Deve ser uma plataforma baseada em nuvem, fácil de usar e personalizável. Além disso, interaja com seus funcionários em fóruns de discussão. Envie lembretes para acessar os cursos, interagir com o conteúdo e finalizar o treinamento. Tudo isso tornará seus cursos online uma experiência envolvente.

Com essas 6 etapas simples, você está pronto para criar excelentes cursos online para seus funcionários. Você também achará mais fácil fazer cursos futuros, rastrear e melhorar seus programas de treinamento de funcionários. Você saberá o que é importante para sua força de trabalho e como mantê-los engajados. Assim, com todos esses insights, você poderá oferecer a melhor experiência de treinamento online para sua equipe. E se tiver dúvidas, pode buscar ajuda nos comentários abaixo com perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário