Com a imensa quantidade de veículos nas ruas do Brasil, os congestionamentos tem se tornado a cada dia mais e mais comuns. Está difícil tentar ir de um ponto A a um ponto B sem passar por pelo menos um ponto de trânsito mais lento ou completamente parado. Mas será que em algum lugar do mundo alguém pensou já em alguma solução para fugir desse problema de trânsito ou aproveitá-lo melhor?

Entenda os congestionamentos

Há vários motivos imprevisíveis para ocorrer um congestionamento. Um simples motorista que freia desnecessariamente pode causar um enorme efeito dominó e iniciar um congestionamento. De forma mais generalizada, congestionamentos ocorrem devido a acidentes e os “gargalos” no trânsito. Estes gargalos são cruzamentos, saídas para avenidas principais da cidade, estradas de entrada na cidade, redução de uma avenida duplicada para uma simples e por aí vai.

Ao entender os caminhos que você pega normalmente para realizar os trajetos de seu dia a dia, você poderá também visualizar melhor pontos onde os congestionamentos podem ocorrer. É assim também que muitos engenheiros de trânsito conseguem prever o tráfego e visualizar como e onde devem intervir para desafogar as ruas e avenidas de veículos. Tudo isso com o apoio de ferramentas tecnológicas para te dar o suporte e visualização necessárias das situações das ruas e avenidas de sua cidade.

As ferramentas tecnológicas para te ajudar

A primeira ferramenta são os mapas disponíveis na internet. O mais famoso é o Google Maps, mas temos mais exemplos como o Ovi Maps, Apple Maps entre outros. Em conjunto a esses mapas, você pode usar ferramentas sociais para entender melhor o trânsito da sua cidade. O Waze é um aplicativo muito usado para isso, onde usuários compartilham situações de emergência no trânsito que podem resultar em congestionamentos, como acidentes, blitz policial entre outros. Tais aplicativos estão disponíveis para smartphones diversos e até para alguns aparelhos GPS. Mapas da cidade também podem ajudar, mesmo aqueles em papel.

Se você não tem um GPS, pode usar programas de rádio que ainda divulgam o trânsito da cidade. Você terá que “zapear” as estações até encontrar aquela que té dá uma ideia melhor do trânsito da cidade. Também, muitas cidades estão espalhando câmeras pelas avenidas e ruas principais das cidades e as imagens ficam disponíveis online para qualquer um assistir. Assim, você conseguirá visualizar o trânsito no caminho que você deverá percorrer e assim, planejar melhor seu caminho.

Aproveitando os congestionamentos

Com tanto tempo que passamos em congestionamentos, nada melhor que aprender a aproveitar melhor estes momentos de puro estresse. (Foto: www.laobserved.com)

O planejamento para fugir do congestionamento

Separe uma semana para começar a se acostumar com as ferramentas tecnológicas e estudar os possíveis trajetos para seu trabalho. Os aplicativos geralmente deixam você personalizar as rotas evitando ruas e avenidas mais congestionadas ou propensas a congestionamentos. Olhe todas as ferramentas disponíveis, analise as rotas e tente fazer novos caminhos saindo mais cedo de casa para o trabalho ou para as tarefas diárias. Faça anotações mentais dos caminhos, como horários onde o tráfego pesa mais e por aí vai.

Após essa primeira semana, você já está com informações suficientes para comparar trajetos. Faça diferentes caminhos a cada semana e compare o tempo médio de viagem, assim como a quilometragem de cada viagem. Não adianta fugir de congestionamento se você vai gastar muito mais em gasolina também, não é?

No final de um mês você deve ter em mãos dois ou até mais caminhos alternativos ao principal quando este estiver muito congestionado. Alterne entre eles de acordo com a análise de dados dos aplicativos, câmeras e informações dos programas de rádio que você receber antes de sair para as ruas.

O planejamento para aproveitar o congestionamento

Mesmo com todo este planejamento, é praticamente impossível que você consiga fugir de um ou outro congestionamento. Por isso, precisamos otimizar este tempo com algumas atividades que te ajudarão a não ficar estressado e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades que você sempre julgou necessárias, mas nunca teve “tempo” para elas.

Livros em áudio. Um dos principais problemas do trânsito é que você não pode ler um livro no congestionamento, pois pode ser multado por isso. Para solucionar este problema, muitas das grandes livrarias disponibilizam livros em áudio de vários temas diferentes, inclusive educacionais. Você pode aprender idiomas, aperfeiçoar seus conhecimentos para um concurso, estudar para seu mestrado/doutorado e até ouvir textos de pós graduação.

Áudio para texto. Quem gosta de fazer anotações e planejar seu dia a dia não pode tirar as mãos do volante para fazer isso. Para isso, existem vários aplicativos de celulares, tablets e computadores que transformam tudo que você falar em textos. Lógico que podem haver erros, mas estes podem ser corrigidos com uma rápida revisão. Você pode fazer resumos, exercícios, apresentações de trabalho e muito mais com estes aplicativos.

Texto para áudio. Você preparou sua apresentação de resultados para o trabalho e está um pouco nervoso com os dados? Os mesmos aplicativos que fazem o áudio para texto fazem o inverso, te ajudando a estudar para fazer uma apresentação matadora enquanto espera o congestionamento passar.

Relaxar. Pegue suas músicas favoritas e coloque no carro. Como um congestionamento é naturalmente estressante, você pode usar esse tempo para se acalmar e se preparar melhor para o dia de trabalho. Isso influenciará diretamente na sua produtividade e qualidade de trabalho durante o dia.

Fazer uma reunião. Você pode usar aplicativos como o Hangouts e o Skype para começar uma reunião online e não atrasar o calendário da empresa por sua causa. Não deixe de prestar atenção no trânsito e deixe claro que você está no congestionamento enquanto fala durante a reunião. Use um 3G de boa qualidade ou até o 4G, se sua cidade já tiver acesso.

Considerações Finais

Eu já conheci pessoas que usavam o congestionamento como forma de conversar com familiares pelo telefone para colocar os assuntos em dia. A criatividade é seu único limite durante a utilização do tempo no congestionamento.

Como vocês aproveitam o congestionamento? O que vocês já fizeram para fugir deles ou para aproveitar o tempo?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)