A maioria das pessoas pensa que ser “tímido” e ser “introvertido” é a mesma coisa. Eles usam as duas palavras como se fossem idênticas. Na realidade, há uma enorme diferença entre timidez e introversão, que pode ser vista ainda mais claramente no ambiente profissional. Compreendendo as diferenças é possível entender melhor esses profissionais e se entender melhor para aproveitar as habilidades envolvidas nessas diferentes características.

Introvertido ou tímido: introvertidos fazem escolhas

Primeiro eu vou explicar o que é a introversão. Alguém que é introvertido gosta de estar sozinho mais do que uma pessoa normal. Eles podem desfrutar de atividades solitárias, como jogar videogames ou ler livros. Eles também não gostam de atividades em grupo, como sair para bares ou socializar. Os introvertidos também geralmente tem amigos mais próximos do que os extrovertidos, que tendem a ter muitos outros amigos. No ambiente de trabalho, são profissionais que conseguem um melhor desempenho quando colocados sozinhos, ou associados a tarefas que podem realizar isolados do grupo.

Em suma, ser introvertido se resume a uma preferência pessoal. Você prefere gastar mais do seu tempo livre sozinho. Se trata de escolher fazer o que você gosta pessoalmente. Introversão tem a ver com você e suas preferências particulares.

Introvertido ou tímido: pessoas tímidas tem medo

A timidez é totalmente diferente da introversão. A timidez não é uma preferência, mas um medo. Quando você é tímido, você está constantemente preocupado e com medo do que outras pessoas pensam sobre você. Você se preocupa muito com o que você está se mostrando aos outros. Seu medo das opiniões de outras pessoas torna você autoconsciente, inibido e silencioso, especialmente em relação a estranhos. No ambiente de trabalho, isso se traduz em um profissional que tem dificuldades em demonstrar suas opiniões, em dar suas sugestões para a melhora de um trabalho, em mostrar o que são realmente capazes de fazer.

A timidez é basicamente uma boa palavra para o medo. Ao contrário dos introvertidos, que preferem ficar sozinhos, pessoas tímidas podem ficar sozinhos simplesmente porque estão evitando a ansiedade, o desconforto e o medo.

A timidez não é sobre você e suas preferências, mas sobre as outras pessoas, preocupando-se com a forma como elas te percebem e se vão desaprovar você.

Introvertidos e tímidos

Introversão e timidez tem diferenças que precisam ser compreendidas para que a pessoa possa lidar de maneiras diferentes com cada um deles. (Foto: Quiet Revolution)

Diferença entre introversão e timidez: em qual você se encaixa?

Então, qual é a diferença entre timidez e introversão? A timidez é um medo da opinião e reações negativas de outras pessoas, enquanto a introversão é uma preferência por passar o tempo sozinho e não tem nada a ver com o medo.

Para identificar em qual dos dois você ou um colega de trabalho se encaixam, preste atenção em como você se sente dentro quando está em torno de pessoas. Imagine que você tem que fazer um discurso na frente de um grupo de pessoas e pensar sobre como você se sentirá por dentro.

Se você se sentir ansioso, tenso, assustado ou nervoso, então você tem timidez. Você tem medo da situação. Outros sintomas de timidez incluem não saber o que dizer, ser muito silencioso ou ter reações físicas como suar, tremer ou corar. Alguém que é tímido pode passar muito tempo sozinho não porque eles preferem, mas porque eles querem evitar o medo e outros sentimentos incômodos que eles recebem quando são colocados sob a pressão da observação de outras pessoas.

Por outro lado, se você pode fazer apresentações com facilidade em grupos e falar com outras pessoas com facilidade, mas você ainda gasta muito seu tempo sozinho, então você provavelmente é introvertido. Se você não sentir medo ou ansiedade em torno das pessoas, mas você ainda escolhe ser sozinho, então provavelmente significa que você tem preferência por ser solitário.

A timidez é um problema, a introversão não é

Não há nada de errado com alguém que gosta de passar o tempo sozinho. Todo mundo é diferente e tem gostos pessoais diferentes nos tipos de atividades que eles gostam. Algumas pessoas simplesmente não gostam de ser sociais e podem ter suas habilidades muito bem usadas dentro de um grupo de trabalho bem estruturado.

No entanto, a timidez é diferente. Ela é basicamente o medo do julgamento negativo de outras pessoas, é um problema que deve ser abordado de frente. É um problema porque não é voluntário: as pessoas não podem escolher se estão ou não ansiosas e nervosas em relação aos outros.

A timidez torna sua vida pior, não melhor. As pessoas tímidas geralmente adoram ter mais amigos e ter uma vida social melhor, mas seu medo impede que eles façam o que querem. Remover esse medo é um objetivo que vale a pena para melhorar a sua qualidade de vida.

Se você tem timidez e quer descobrir uma maneira de superá-la, converse com um psicólogo para começar um tratamento e melhorar esse aspecto. Se você é um introvertido, aprenda a usar essa introversão a seu favor.

Vocês são introvertidos ou tímidos? Como lidam com isso no ambiente de trabalho?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)