Dúvidas mais comuns sobre o seguro desemprego

Escrito na categoria "Recursos Humanos" por André M. Coelho.

O seguro desemprego deixa muitos trabalhadores em dúvidas sobre o seu funcionamento, como garanti-lo, as parcelas, e até os prazos de recebimento do seguro. Para esclarecer algumas das dúvidas mais comuns, listamos todas elas em um só artigo para que nossos leitores se tornam mais esclarecidos sobre esse direito do trabalhador brasileiro.

Dúvidas sobre o seguro desemprego: quem tem direito?

O direito ao seguro desemprego é garantido ao trabalhador desempregado que foi dispensado do trabalho sem justa causa. O recebimento das parcelas do seguro desemprego, que pode ser de 3 a 5 meses de pagamentos, dependerá de quanto tempo foi trabalhado com carteira assinada, e os valores dependerão do salário do trabalhador. Outras regras importantes para o recebimento do seguro desemprego incluem:

Dúvidas sobre o seguro desemprego: período para receber pela segunda e terceira vez

Após receber o seguro desemprego pela primeira vez, há um prazo de carência para o segundo e terceiro recebimento. O trabalhador tem de ter trabalhado por um mínimo de 9 meses para receber o benefício pela segunda vez e um mínimo de 6 meses para receber o benefício pela terceira vez.

Dúvidas sobre o seguro desemprego: prazo para requerer o benefício

A partir da data da demissão do funcionário, o trabalhador pode requerer a partir do sétimo dia corrido até o prazo de 120 corridos contados a partir da data da demissão sem justa causa (vale lembrar: não é a data da HOMOLOGAÇÃO, mas sim, da DEMISSÃO). Após esse prazo, o trabalhador perderá o direito ao seguro desemprego. Trabalhadores domésticos tem o prazo de 7 a 90 dias após a data de demissão.

Dúvidas sobre o seguro desemprego

Responda às suas dúvidas sobre o seguro desemprego para garantir de receber sem ter problemas. (Foto: Acritica.com)

Dúvidas sobre o seguro desemprego: documentos

Os seguintes documentos são necessários para requerer o seguro desemprego:

Dúvidas sobre o seguro desemprego: cancelamento ou suspensão

Algumas situações podem causar o cancelamento ou suspensão do seguro desemprego. As situações para canelamento incluem:

Nos casos acima, o trabalhador pode ter de retornar o dinheiro para o governo, até com multas.

A suspensão do direito ao seguro desemprego inclui as seguintes situações:

Dúvidas sobre o seguro desemprego: onde requerer o benefício?

O trabalhador que tem direito ao seguro desemprego pode fazer o requerimento do benefício nas agências da CAIXA, nas Delegacias Regionais do Trabalho, ou nas agências do SINE. Vale lembrar que o trabalhador deve estar com todos os documentos em mãos para fazer o requerimento.

Dúvidas sobre o seguro desemprego: valores a receber

O valor a ser recebido é ajustado anualmente para estar de acordo com o salário mínimo. No cálculo, é considerada a média salarial do trabalhador nos três meses anteriores à demissão e o valor recebido em carteira no mesmo período. A tabela atualizada está disponível no site do MTE.

Tem mais alguma dúvida sobre o seguro desemprego? Deixe suas perguntas nos comentários abaixo. Estamos aqui para ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário