As palavras estagiário e trainee são frequentemente usadas ​​como sinônimos, mas existem distinções práticas e também legais entre elas. As distinções e a contextualização correta dos títulos pode ser importante a um empregador para evitar entrar em conflito com normas trabalhistas e poder proporcionar a melhor experiência aos seus colaboradores, de acordo com o cargo por eles recebidos.

A Intenção de Treinamento

O objetivo do estágio ou programa de trainee é proporcionar a prática ou educação aplicadas em um campo da carreira. Assim, por exemplo, alguém que está fazendo uma faculdade de comunicação, pode procurar por um estágio ou programa de trainee em rádio, televisão ou um jornal local.

Estágio

As leis trabalhistas dizem que um estagiário não pode deslocar um funcionário regular e deve ser supervisionado de perto pela equipe. Algumas convenções trabalhistas estabelecem uma relação na quantidade de profissionais graduados e qualificados e a quantidade de estagiários que a empresa pode ter. Muitas empresas deixam esses critérios de lado, mas é de extrema importância. Além disso, muitos estagiários são “usados” pela empresa, para trabalhos mais extensivos e, geralmente, não muito relacionados com a carreira. Muitas vezes, o estudante de curso superior acaba recebendo tarefas que seriam de um técnico.

O estagiário não necessariamente será contratado pela empresa ao se graduar, mas ter passado pelo estágio em empresas de renome com profissionais experientes é ótimo para seu currículo.

Trainee

Um trainee está treinando para uma ocupação efetiva como funcionário da empresa. Por exemplo, um trainee de comunicação em uma rádio pode estar recebendo treinamento para se tornar um locutor ou repórter. O trainee já é um funcionário da empresa, reconhecido como profissional qualificado. A partir do momento que o programa de trainee acaba (geralmente durando 6 meses a 1 ano), o profissional passa a ter um cargo júnior, reconhecendo que ele já tem o conhecimento e a experiência básica para trabalhar em uma dada posição na empresa. Com mais experiência, o profissional receberá um cargo pleno e futuramente, um cargo sênior.

O trainee terá, geralmente, um salário pouco abaixo do cargo júnior, e empresas que tem programas de trainee tem planos de carreira para seus funcionários quase sempre. Mesmo que você não seja contratado para um cargo júnior ao fim do programa trainee, a experiência adquirida pode e deve ser usada no seu currículo e vida profissional.

Entendendo estágio e trainee

O estagiário e o trainee estão em posições profissionais de aprendizado, cada uma com seus objetivos e importâncias diferentes para o desenvolvimento profissional. (Foto: internships.about.com)

 

A Intenção Educacional

Tanto o trainee quanto o estagiário estão em fases de aprendizado, ou seja, posições na hierarquia de carreira com o objetivo do aprendizado. Enquanto o estagiário está em um programa de aprendizado antes da sua graduação, o trainee está em um processo educacional após sua graduação.

Estágio

Um estagiário em um programa de treinamento está adquirindo conhecimentos para complementar e aplicar o aprendizado obtido em sala de aula. É uma oportunidade para errar, receber orientações e testar diferentes técnicas e práticas antes de ir para o mercado de trabalho. Para alguns, inclusive, é a oportunidade de ter um contato próximo da profissão e saber se é realmente o que você deseja para sua carreira.

Trainee

Trainee é usado para se referir a um indivíduo em um programa de treinamento para um profissional já graduado e que está recebendo um treinamento para um cargo júnior em uma empresa. Nem todo trainee será efetivado em um cargo júnior, mas todo trainee é um empregado da empresa equivalente a qualquer outro profissional, diferente apenas nos graus experiência em um plano de carreira (trainee, júnior, pleno e sênior, na ordem crescente).

Permanência, carga de trabalho, limitações e direitos

Há diferenças legais entre o estagiário e o trainee, tanto no tempo de permanência na empresa quando na carga horária para o trabalho e limitações para suas posições dentro de uma empresa.

Estágio

O estagiário tem uma restrição de jornada para seis horas diárias quando for um estudando do ensino superior. Para o ensino profissional de nível médio e ensino médio regular, o estagiário tem um limite de quatro horas para ensino fundamental (últimos anos), sendo que deve ocorrer uma redução da carga horária para a metade em época de provas. O estágio dentro de uma empresa tem a duração máxima de dois anos, com a exceção em profissões que tem regulamentação própria. Estagiários também tem direito a férias remuneradas de 30 dias em estágios com duração superior a um ano ou recesso proporcional, quando o estágio tiver duração inferior.

Trainee

O trainee é participante de um programa de treinamento de uma empresa com o propósito de dar o conhecimento necessário para um cargo júnior. Legalmente falando, o trainee já é um funcionário regido pela CLT, com os mesmos direitos e deveres de todo profissional com carteira assinada. As diferenças entre um cargo júnior e o trainee geralmente estão nas atribuições dadas a estes profissionais (trainee receberá atribuições mais básicas, crescendo em complexidade com o tempo de empresa) e no salário, já que o programa de trainee está também atrelado a um plano de carreira.

Em resumo

Um estágio é geralmente uma exigência de curto prazo para receber seu diploma ou certificado. Trainee é um compromisso de longo prazo para atender às necessidades de um cargo específico em uma empresa.

Você já participou de um estágio? Já foi trainee? Como foram as experiências?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)