Em palavras simples, o perfil psicométrico, também conhecido como avaliação psicométrica, é um procedimento convencional e analítico para medir as capacidades mentais e o estilo comportamental das pessoas. É o profiler, uma ferramenta para criar e analisar o perfil de diferentes funcionários. Mas por que usar? Como isso funciona? Vamos entender.

O que é profiling nos recursos humanos?

Nas organizações, essas avaliações são usadas durante o procedimento de contratação, interna e externamente, para avaliar se os candidatos ou funcionários eram adequados para um perfil de trabalho. Isso é feito com base nas características de personalidade e habilidades cognitivas necessárias. O perfil psicométrico identifica até que ponto a personalidade e as habilidades cognitivas de um candidato correspondem àquelas necessárias para desempenhar uma função.

O que é psicometria?

A psicometria é muito simples, embora muitas pessoas achem isso muito complexo. Psico significa “mente”, enquanto “metria” refere-se a “medidas”. Uma definição simples está na própria palavra “psicometria”: psico significa fazer com a mente, enquanto métricas significa fazer com medição. Então, estamos procurando maneiras de medir as coisas relacionadas à mente.

Compreendendo o perfil de um funcionário ideal

Certos candidatos e funcionários sentem que as avaliações psicométricas não são uma verdadeira medida para avaliar corretamente as habilidades ou traços reais da personalidade. No entanto, eles são examinados estatisticamente e, portanto, são construídos para permanecer imparciais e objetivos.

Então, como as empresas podem compor o perfil do funcionário ideal? Existe algo como “ideal” em uma composição complexa de personalidades que o pool de talentos tem hoje? É aqui que os testes psicométricos e a criação de perfil entram em cena como respostas às perguntas.

O papel principal do perfil psicométrico, juntamente com as avaliações, é poder chegar a decisões bem informadas e espirituosas no recrutamento, seleção e desenvolvimento de mão de obra.

Embora seja difícil decifrar ou decodificar uma pessoa na maioria das vezes, o perfil psicométrico ajuda a desmascarar e avaliar o temperamento ou o estilo de trabalho subjacente das pessoas. Para diferenciar as pessoas umas das outras ou avaliar apenas uma, para entender se elas são introvertidas ou extrovertidas, é necessário fazer um perfil psicométrico. Essas características nos permitem identificar e explicar as consistências no comportamento de um indivíduo que, em última análise, poderiam determinar sua adequação específica ao papel.

Além disso, essas avaliações determinam o temperamento do candidato e também têm o objetivo de explicar e identificar de forma plausível até que ponto eles podem precisar controlar, moderar ou desenvolver esses temperamentos naturais para obter sucesso no cargo. É muito crucial que os critérios de avaliação sejam fatores reais e palpáveis ​​no desempenho no trabalho. Por isso, é importante fazer a seleção de avaliações apropriadas, consideradas critérios-chave para as respectivas posições, muito críticas.

As avaliações psicométricas são normalmente usadas para medir a aptidão de uma pessoa ou o quão boa alguém recebe uma habilidade específica, como raciocínio verbal ou numérico. Isso é diferente da área relacionada à criação de perfis psicométricos, usada para identificar valores, tipos de personalidade ou certos interesses ocupacionais.

Profiler em empresa

O profiler traça o perfil dos profissionais na empresa para entender os pontos fortes e fracos de cada um. (Foto: Background Check Group)

Importância do perfil psicométrico

A maioria das organizações considera o perfil psicométrico uma necessidade absoluta na administração de seus negócios. A psicometria nas formas de teste, criação de perfil e avaliação é usada para algumas situações.

Isso é usado especificamente para a criação de perfis de indivíduos e equipes para seleção e desenvolvimento, como autoconsciência, compreensão e comunicação da equipe. Facilita a orientação de carreira, tais como interesses e valores.

Fornece as informações necessárias que podem ser usadas no treinamento, a fim de ajudar as pessoas a entender seus pontos fortes e o que precisa de mais melhorias para facilitar o aprendizado e o crescimento pessoal.

Avalia a adequação de funcionários ou candidatos à promoção de tarefas.

Eles são usados ​​principalmente para o recrutamento e o processo de seleção, juntamente com outros métodos de avaliação para explorar a correspondência entre o candidato e a função.

Para o planejamento de sucessão, avaliar e desenvolver talentos futuros e potencial de liderança.

Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento.

Perfil e triagem baseados em funções; o que melhora a qualidade da correspondência de talentos.

O monitoramento de funcionários permite que você tome medidas antecipadas, se necessário.

O que é o perfil de mídia social online?

Tecnologia de perfil social online relacionada ao emprego, que realiza verificações de antecedentes que servirão de base para a avaliação. Isso revela a verdade por trás da fachada dos funcionários por causa de suas declarações ou tweets online, assim como ações indicam o que poderia estar oculto em currículos ou currículos. Agora, muitas empresas estão analisando a pegada digital de candidatos a emprego e funcionários para saber se estão realmente cumprindo com os cidadãos ou se estão em conformidade com as leis estaduais existentes ou com as regras e regulamentos da empresa.

Isso permite que muitas empresas pensem no futuro. O perfil psicométrico ajuda as organizações a remover a fachada de muitos candidatos ou funcionários para reduzir ou eliminar erros irreversíveis quando as pessoas são contratadas. O perfil psicométrico social online e a triagem analisam os antecedentes e as trilhas de mídia social de um indivíduo para resumir o comportamento ou a conduta online em um relatório de avaliação. Essas verificações aleatórias ou de rotina durante o recrutamento tornaram-se essenciais para reduzir a interrupção dos negócios, a rotatividade de funcionários, os custos de recrutamento e as rotações ou possíveis danos à sua marca.

A criação de perfis psicométricos online apresentaria as seguintes informações de mídias virtuais:

  • Bullying ou assédio feito a outras pessoas online.
  • Comentários negativos sobre empregadores e marcas que falam muito sobre um funcionário ou candidato.
  • Uso inadequado da linguagem (maldição ou lascívia).
  • Imagens prejudiciais ou desagradáveis ​​postadas
  • Inconsistência de fatos publicados em vários sites.
  • O chamado cenário de visibilidade da pessoa, que reflete grande parte de seu gerenciamento de privacidade e as categorias às quais elas pertencem.

Como usar o profiling na sua empresa?

Portanto, somos claros que o teste psicométrico se refere ao uso de testes ou perfis específicos, e pode até ser uma combinação desses dois para formar uma compreensão holística da adequação de um candidato ao trabalho ou se alguém deve ser considerado em primeira mão.

Por exemplo, você precisará de um representante de vendas; você deseja alguém orientado para as pessoas, que possa lidar com consultas de vendas, saiba como fazer um discurso de vendas e possa essencialmente quem precisará solucionar as reclamações dos clientes. Além disso, eles também precisam ter boas habilidades interpessoais, habilidades de raciocínio numérico, capacidade de ser decisivas, pensar rapidamente, ter um bom senso de julgamento e trabalhar com precisão.

A triagem e a criação de perfis on-line são consideradas o novo modo de avaliar o comportamento cognitivo e o perfil de cada candidato em potencial, que podem deliberadamente trabalhar a favor ou contra a visão, as metas, os requisitos, os valores e até a cultura política da sua organização. A pesquisa indica fortemente que essas características exibidas em muitos perfis de mídia social online falam muito sobre como elas se comportariam ou se relacionariam com os colegas no local de trabalho.

Isso se torna uma reflexão ou um gosto em tempo real de como uma pessoa trabalharia em direção aos objetivos da empresa. Um indivíduo seria um ativo ou passivo uma vez contratado? É isso que o perfil psicométrico pretende descobrir.

O que vocês acham do profiling? Usariam em suas empresas?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)