O que é e o que faz o departamento pessoal?
O departamento pessoal envolve as tarefas administrativas que abordam a contratação e compensação dos funcionários de uma empresa. Como disciplina, visa recrutar e reter a força de trabalho de qualidade necessária para uma organização para atender aos seus objetivos. Saiba mais sobre a departamento pessoal e como funciona.
O que é departamento pessoal?
Departamento pessoal refere-se às funções de negócios que lidam com as pessoas, seja contratá-las, pagando-as ou treiná-las.
No entanto, a departamento pessoal é um termo que está caindo em desuso, substituído por (ou usado de forma intercambiável com) a frase “Gestão de Recursos Humanos” ou Departamento de Recursos Humanos. Os recursos humanos de uma empresa são seus funcionários – as pessoas que são seus funcionários. Para gerenciá-los, muitas empresas hoje não têm mais departamentos de pessoal e têm departamentos de recursos humanos.
Leia também
A gestão de recursos humanos é frequentemente vista como a gestão estratégica e eficaz de pessoas de uma empresa, entendendo-os a ser o recurso mais valioso de uma empresa. Como tal, priorizar seu desenvolvimento e sucesso é vital para o sucesso da empresa como um todo.
Alguns consideram o gerenciamento de pessoal para serem mais administrativos no escopo focado em formas e papel-trabalho – enquanto o gerenciamento de recursos humanos é mais amplamente empreendimentos para desenvolver o povo de uma organização e sua cultura.
Por exemplo, o recrutamento sob um departamento pessoal pode simplesmente combinar candidatos a emprego e seus currículos para uma lista de qualificações desejadas, verificação de caixas em uma lista. Mas em um departamento de Recursos Humanos, a contratação pode ser feita por contratação de especialistas que têm uma compreensão profunda dos objetivos e requisitos da empresa, a terceirização de contratações que não apenas têm as habilidades necessárias, mas também são um grande ajuste de cultura.
Ou, no caso de uma nova orientação de contratação, o foco de um departamento de departamento pessoal pode garantir que a documentação seja preenchida e arquivada adequadamente, enquanto um departamento de recursos humanos garantiria que o novo contratado parecesse suficientemente informado quanto às suas funções e responsabilidades, concentrando-se na criação do funcionário para o sucesso.
Nova orientação dos funcionários pode até incluir um programa formal de mentoring. Ou, pode envolver oportunidades para um encontro e cumprimentar para que os novos funcionários conhecessem pessoas com quem estarão trabalhando, assim como os em diferentes departamentos.
Se o departamento pessoal e a gestão de recursos humanos são diferentes no escopo ou termos intercambiáveis, muitas vezes depende do próprio ponto de vista da organização.
As agências governamentais e organizações sem fins lucrativos geralmente usam o termo gestão de pessoal para descrever as tarefas administrativas associadas ao gerenciamento de seus funcionários.
O que faz um departamento pessoal?
O departamento pessoal de uma organização normalmente é responsável por supervisionar os requisitos administrativos de seus funcionários. É tipicamente responsável por:
Recrutamento
Contratação
Determinação de salários e benefícios
Administração de benefícios
Fornecer incentivos aos funcionários
Nova orientação de funcionários
Treinamento e desenvolvimento
Avaliações de desempenho
Qual a função do departamento pessoal?
O cargo de departamento pessoal de uma empresa também pode ser responsável por mediar disputas, desenvolvimento e aplicação de políticas de local de trabalho, como aquelas que governam a participação e garantindo a conformidade da empresa com a lei estadual e federal.
As principais funções incluem potenciais novos contratados, desenvolvendo políticas de recursos humanos e administrar benefícios como pensões e cuidados de saúde. O departamento garante a supervisão de vários sistemas para garantir que os funcionários estejam em conformidade com os regulamentos e lida com a parte de recorrer a apelos quando as coisas dão errado.
Tornar-se um gerente de pessoal ou gerente de recursos humanos geralmente leva vários anos de experiência, além de um diploma de bacharel e, em alguns casos, um mestrado. No entanto, esta ocupação deverá crescer nos próximos anos e com ótimos salárioos.
O gerenciamento de pessoal inclui as tarefas administrativas necessárias para supervisionar os funcionários de uma organização, como recrutamento, contratação e administração de benefícios.
O termo gerenciamento de pessoal é mais provável de ser encontrado em organizações sem fins lucrativos e agências governamentais; O termo gerenciamento de recursos humanos pode ser mais comum no setor privado.
A departamento pessoal é às vezes visualizada como as funções mais administrativas relacionadas ao preenchimento de papelada e tarefas prosaicas semelhantes, em contraste com uma visão da gestão de recursos humanos como um desenvolvimento abrangente de pessoas e cultura de uma organização. É um departamento necessário sempre que existem funcionários para supervisionar.
E aí? O que acham do departamento pessoal?
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Employee experience: entenda o que é e qual a importância?
Onboarding: o que é e como fazer?
Conflito de interesses nas empresas, o que é?
O que é imagem pessoal e profissional?