Uma premissa comum em filmes, livros, e seriados policiais é montar uma equipe de especialistas para derrotar qualquer vilão. Essas obras sempre apresentam um grupo onde cada pessoa tem uma especialidade que serve a equipe porque nenhuma pessoa pode fazer todos os trabalhos e ser tão efetiva quanto um cara que só precisa se concentrar em uma coisa.

O que é ser especialista?

O mesmo princípio pode ser aplicado ao mundo dos negócios. Com novas empresas iniciantes e empreendimentos empresariais começando todos os dias, há mais (e maiores) mercados específicos de interesse, e pode deixá-lo desgastado se você estiver tentando fazer isso sozinho. Se você está olhando para comercializar uma cerveja artesanal para uma audiência específica ou há um tipo específico de plataforma que pode servir como veículo para mensagens, ser um especialista pode ajudá-lo a se tornar um profissional mais confiante e levá-lo a uma promessa e carreira segura.

Tornar-se um especialista pode parecer limitante no início, porque você está limitando o mercado imediatamente, tanto no trabalho quanto no público. No entanto, poucas coisas são tão esmagadoras como tentar se tornar bom em tudo. Com os avanços tecnológicos, a sociedade permanece em constante mudança, e aprender tudo está simplesmente se tornando menos viável para o profissional de hoje. A grande coisa sobre escolher uma única “disciplina” é que você sabe exatamente onde você está entrando. Você pode ter confiança em seu trabalho, que muitas pessoas relacionam com a liderança. Você é tão forte e confiável, que é o que a maioria dos empregadores procuram na contratação de profissionais hoje em dia. Mas o que irá manter as pessoas voltando para te procurar é que você é o melhor e você sabe tudo sobre seu assunto, e você é apaixonado por isso.

Especialista

Um especialista é um profissional de destaque em uma dada área, procurado pela sua alta habilidade e conhecimentos específicos. (Foto: Mandy EveBarnett’s Official Blog)

Tipos de especialistas

Quando a maioria das pessoas pensa em um especialista na profissão, eles tendem a se concentrar em algumas áreas específicas. Existem, no entanto, outras áreas de especialidade que você ainda não considerou. Aqui estão os três principais classificações gerais para um especialista.

Especialista em público

Esse especialista surge quando usa vários talentos para um público específico de clientes. Esse profissional se especializa em atender às demandas de um público específico, como empresários, homens, mulheres, ou crianças. Ele fará tudo o que for possível para propiciar a melhor experiência para sua audiência.

Especialista em tecnologias

Esta é a especialidade mais comumente pensada, quando os talentos são usados ​​para uma única peça de tecnologia ou plataforma. São os profissionais que conhecem uma tecnologia a fundo para se tornarem uma referência no assunto. Podem ser motoristas profissionais, mecânicos, técnicos em redes, entre outros tipos de profissionais.

Especialista em missões

Um especialista orientado para objetivos focado em um resultado ou uma mensagem específica. Pense nisso como um especialista em projetos, que consegue direcionar todos seus esforços e recursos para completar as missões e contribuir para a empresa conquistar seus objetivos.

Como se tornar um especialista?

A maioria das pessoas ouve a palavra especialista e ficam um pouco nervosos. Imagens de ter muitos conhecimentos e nenhum cliente se torna um medo imediato. Mas há várias maneiras de se tornar um especialista e, embora algumas especialidades tenham uma audiência mais restrita do que outras, todas elas têm uma audiência que está disposta a pagar pela experiência.

Como qualquer outra coisa, a melhor maneira de se tornar um especialista é a educação. Familiarize-se com tudo sobre sua especialidade. Se você quer ser um especialista em carros elétricos, conheça todos os modelos, publicações, e peças que aparecem no mercado. Esteja ciente de como as pessoas estão reagindo a esses veículos, e como eles estão sendo aceitos no mercado.

Além da educação, você deve ter a paixão pela sua especialidade. Se você estiver trabalhando em um tópico sobre o qual você está genuinamente entusiasmado, aprender tudo o que você pode não vai parecer um trabalho difícil, mas vai melhorar as habilidades e conhecimento.

Eu sei que se tornar um especialista parece uma estrada difícil e arriscada no papel, mas lembre-se que, ao mesmo tempo, se tornar um especialista, é uma distinção para ser um dos melhores no que você faz. Isso pode levá-lo a confiança e conhecimento que é raro entre os caras que tentam fazer de tudo um pouco. Mas, acima de tudo, pode separá-lo da multidão e fazer as pessoas tomarem conhecimento para que quando alguém estiver montando uma equipe de especialistas, você será uma das pessoas que eles chamam.

Como você está trabalhando para se tornar um especialista? Que dicas daria para quem está tentando se especializar em algo?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)