Tenho certeza de que você concordaria que ninguém quer desgostar do trabalho de suas vidas. Infelizmente, muitos de nós nos encontramos exatamente nesta situação. Muitos no mundo não acham seus trabalhos interessantes e mais pessoas ainda são simplesmente insatisfeitos com o trabalho. Filosoficamente, precisamos evitar essa armadilha, mas como podemos encontrar a felicidade, o engajamento e o significado no trabalho? Como encontrar nossa real vocação?

Faça um diário de fluxo de atividades para sua vocação profissional

Os pesquisadores descobriram que, para a maioria das pessoas que tiveram sucesso, suas carreiras evoluíram organicamente de experiências consistentes e prolongadas de fluxo. Essas Atividades de Fluxo levaram a uma imersão mais profunda na cultura e, eventualmente, a uma ampla base de conhecimento, habilidades, relacionamentos e ações desenvolvidas que se tornaram parte de suas identidades pessoais.

Pegue um pedaço de papel e responda o seguinte:

Onde você encontrou consistentemente a sensação de estar tão profundamente imerso em uma atividade que perdeu sua sensação de tempo?

Nomeie uma área (ou mais de uma) onde você se sentiu compelido a aprender e desafiar ativamente suas habilidades.

Onde você sentiu uma sensação de prazer que o levou a um envolvimento mais profundo?

Onde você sentiu que encontrou algo interessante? Quais tópicos você pesquisou em seu próprio tempo?

Então, o que está em sua lista? Ciência? Esportes? Dança? Marcenaria? Quaisquer que sejam suas respostas, você agora possui uma lista de fluxo de atividades que pode ser usada para reduzir as opções e encontrar sua vocação mais facilmente.

Encontrando a vocação

Encontrar sua vocação não é fácil, e vai exigir o melhor de você para se obter resultados positivos para sua carreira. (Foto: drpaulomichels.com)

Escreva sobre significado e auto realização para encontrar sua vocação profissional

Sua lista até agora pode incluir atividades como tênis e videogames, o que é impressionante, mas, em geral, não se considera uma vocação. Quando envelhecemos e olhamos para trás em nossas vidas, queremos saber que isso significou algo. Estudos sugerem que nós, humanos, entendemos o significado no altruísmo e nos dedicamos a uma causa. Estes são também os tipos de atividades que fortalecem nossos traços pessoais mais valorizados e nos tornam nossos melhores.

Considere o seguinte no mesmo pedaço de papel:

Que tipos de atividades fazem você se sentir como se estivesse vivendo uma boa vida?

Se você foi informado de que você tem 24 horas para viver, quais metas de longo prazo você se arrependeria de não atingir?

Qual seria a melhor versão de si mesmo com sua vida?

Que tipos de projetos aperfeiçoam as qualidades que você mais admira em si mesmo?

Onde você encontra essas coisas?

Faça um diagrama de Venn para encontrar sua vocação

Olhe para as duas listas e tome nota da sobreposição entre elas, ou seja, as atividades que aparecem nas duas listas. Estes são os seus pontos onde você poderá encontrar sua vocação. O centro deste diagrama de Venn combina a alegria do engajamento, suas habilidades, a boa vida e a auto-realização.

Talvez haja algumas respostas claras. Talvez estes sejam campos que você deva explorar ou talvez você deva escrever mais opções para as duas listas para ajudar. Mas no final deste exercício, deve haver uma ideia de como dar o próximo passo em direção a um trabalho que o excita.

Finalmente, deixe-me apenas dizer que sei que o pragmatismo desempenha um papel nas nossas vidas e não podemos ser todos artistas. Nosso conselho é que você deve ser realista, mas otimista. Com muito trabalho, podemos realizar muito mais do que pensamos que podemos. Você pode não se tornar o próximo Elon Musk, mas se eu continuar com seu trabalho inovador, você certamente pode ganhar a vida fazendo o que ama. Essa é uma grande parte de viver bem. E claro, você ainda pode procurar o auxílio profissional de um psicólogo para fazer um teste vocacional.

Como você encontrou sua vocação profissional? o que mais te ajudou a encontrar a vocação?

Marcadores: ,

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)