Não é incomum iniciar um novo emprego, receber uma mesa e uma cadeira desconfortáveis, e deixar as coisas desse jeito. Há muitas razões para isso: você pode estar ocupado, talvez você não queira reclamar do novo emprego, ou talvez você não esteja ciente das opções disponíveis para você. No entanto, permanecer na configuração da estação de trabalho incorreta ao longo do tempo pode ter consequências significativas e duradouras em sua saúde. Você provavelmente está esticando músculos e causando danos a longo prazo que podem ter um enorme impacto em suas atividades diárias e qualidade de vida. Por exemplo, a síndrome do túnel do carpo e tendinite são apenas algumas questões que podem se desenvolver ao longo do tempo devido ao posicionamento do corpo. É aí que entra a importância da ergonomia.

O que é a ergonomia de trabalho?

A ergonomia no local de trabalho é um termo geral que se refere ao design do seu espaço de trabalho para suas necessidades. Os espaços de trabalho nunca são um cenário único. Todos nós temos formas únicas do corpo e o que funciona para um trabalhador provavelmente será um ajuste terrível para outro trabalhador. A ergonomia no local de trabalho captura onde você trabalha e como trabalha em todos os sentidos, desde a avaliação das tarefas repetitivas de seu dia, verificando sua configuração da altura da cadeira ao tipo de teclado e fornecendo informações sobre como evitar a dor e lesões.

Ergonomia

Uma boa ergonomia de trabalho garante uma maior produtividade, conforto, e muito mais saúde para os trabalhadores. (Foto: Knoll)

O que acontece em uma avaliação de ergonomia no local de trabalho

Uma avaliação no local de trabalho geralmente dura 45 minutos a uma hora. As avaliações geralmente são fornecidas pela empresa, ou seja, estão coordenando avaliações com um recurso externo e treinado para avaliar a ergonomia do local.

Nos primeiros trinta minutos da avaliação, um profissional vai observar os trabalhadores. Eles vão auxiliar os profissionais a trabalharem e tomarem notas de suas posturas, suas tarefas repetitivas, e as demandas em seu corpo enquanto você trabalha. Em seguida, eles fazem recomendações para ajustar o seu equipamento atual ou podem sugerir a encomenda de novos equipamentos, como um novo teclado ou cadeira.

Os profissionais de ergonomia no local de trabalho também podem fornecer dicas práticas. Eles podem dar-lhe exercícios de alongamento para fazer durante o seu dia de trabalho, ou sugerir maneiras de descansar seus olhos se você estiver na frente de uma tela de computador por longos períodos de tempo.

Por que a ergonomia no local de trabalho é importante?

A ergonomia no local de trabalho é importante porque a felicidade dos funcionários é importante. Tratar funcionários com cuidado pode percorrer um longo caminho quando se trata de aumentar as taxas de retenção e conduzir a moral.

Mais de 40% das lesões no trabalho são categorizadas como entorses e estiramentos. Esses tipos de lesões demoram muito para se desenvolver e podem demorar bastante tempo para se curar. Como essas lesões afetariam seus melhores trabalhadores? E a produtividade da empresa?

A ergonomia faz com que os funcionários se sintam apreciados. Quando as empresas tomam o tempo para avaliar o ambiente de trabalho de um empregado e torná-lo seguro e confortável, ela está dizendo ao empregado que elas se importam com eles.

O conforto gera produtividade. Não só os funcionários são mais confortáveis como o equipamento está perfeitamente posicionado para a máxima produtividade irá auxiliar a empresa a ter melhores resultados.

Trabalhadores mais saudáveis ​​significam funcionários mais felizes. E funcionários mais felizes trabalham e permanecem leais com a empresa. Todos ganham, a produtividade aumenta e sua empresa se torna mais competitiva.

Como sua empresa trabalha a ergonomia no local de trabalho?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)