Pense em um trabalho favorito que você realizou em sua vida. O que você gostou sobre ele: os deveres, a causa, os colegas de trabalho? Agora pense em um trabalho que você não aguentava mais. Qual foi a diferença entre os dois?

Muitos fatores influenciam o bem-estar dos funcionários, mas a principal influência é a forma como as pessoas em uma organização trabalham juntas. Quando as pessoas não funcionam bem juntas, sua satisfação despenca junto com sua produtividade, lealdade à empresa e muitos outros significantes da felicidade. Estes são os conceitos básicos do comportamento organizacional, que é o estudo de como os indivíduos interagem dentro dos grupos. E é um componente crítico no mundo dos negócios.

Vamos juntos examinar o comportamento organizacional e procurar entender como os seres humanos podem ser apoiados para manter as melhores condições de trabalho.

Qual o principal conceito de comportamento organizacional?

O comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano dentro de uma organização. Pode também ser visto como a aplicação da psicologia no local de trabalho ou em qualquer organização. Trata-se de entender como as pessoas e os grupos nas organizações se comportam. O comportamento organizacional também examina o papel dos sistemas, estruturas e processos organizacionais na modelagem do comportamento para entender como as organizações realmente funcionam.

Qual é o objetivo do comportamento organizacional?

O objetivo do comportamento organizacional é explicar e prever o comportamento dentro de uma organização. Ao examinar o comportamento em três diferentes níveis de influência (a nível individual, grupal e organizacional) as organizações podem entender melhor o desempenho no local de trabalho e melhorar as interações entre os funcionários. Isso também pode criar uma vantagem competitiva através de motivação melhorada, liderança, comunicação e cultura organizacional, o que afeta muito o desempenho de uma empresa.

Comportamento organizacional

O comportamento organizacional é preciso ser compreendido para se obter os melhores resultados na sua empresa. (Foto: Study.com)

Como a implementação do comportamento organizacional pode transformar uma empresa?

As empresas precisam investir no comportamento organizacional porque fornece os insights necessários para que eles funcionem sem problemas e efetivamente. O comportamento organizacional é essencial para ser efetivo em todos os níveis organizacionais. As empresas se destacam quando os funcionários entendem como seus comportamentos influenciam o desempenho de uma organização e permitem a execução da estratégia. Quando os funcionários são conduzidos efetivamente e estão motivados a fazer o seu melhor, toda a organização prospera.

Os benefícios documentados do comportamento organizacional são tão variados quanto as empresas que os implementam. Grande parte da pesquisa enfatiza a melhoria da saúde e da produtividade nos ambientes de trabalho, o que se traduz em maior satisfação no trabalho, aumento da produtividade, um melhor compromisso com a empresa e uma diminuição da rotatividade de funcionários. Todas essas melhorias afetam a rentabilidade de uma empresa.

Por que estudar o comportamento organizacional?

Se você está olhando para fazer um mergulho no mundo corporativo, ter um grau de comportamento organizacional sob a sua alçada de conhecimentos pode ajudá-lo a se destacar da multidão. Aqueles que estudam o comportamento organizacional aprendem como as organizações trabalham da motivação individual para a dinâmica da equipe até a estrutura organizacional. Os estudiosos do comportamento organizacional adquirem bases para o gerenciamento efetivo de pessoas nas organizações através de outros campos como a gestão, antropologia, sociologia, tecnologia da informação, ética, economia e psicologia.

A liderança efetiva hoje é arte e ciência e é preciso a excelência tanto no fazer como no ser para um líder efetivo. O domínio do comportamento organizacional é a nova moeda de liderança dos negócios de hoje.

Como o comportamento organizacional pode te dar uma vantagem?

Um grau de comportamento organizacional significa sua compreensão não só de negócios e operações, mas também o que torna as organizações excelentes. E faz isso de forma interdisciplinar que pode ser aplicado a qualquer campo. Aqueles que trazem um conhecimento prévio, conjunto de habilidades ou experiência em comportamento organizacional provavelmente terão uma visão mais ampla da dinâmica organizacional, mais capacidade para liderar em uma variedade de papéis e terão uma compreensão mais profunda sobre liderar e gerenciar a mudança. Estas são todas as competências críticas no ambiente corporativo de hoje.

O que fazer com seus conhecimentos de comportamento organizacional?

Não só estudar o comportamento organizacional dá-lhe uma vantagem no mundo corporativo, mas também abre portas para uma grande variedade de possibilidades de carreira. O comportamento organizacional proporciona uma grande flexibilidade para empregos e escolhas de carreira, mas os estudantes tem que determinar a direção que querem.

Os recém formados com foco em comportamento organizacional podem encontrar emprego em vários campos, tais como recursos humanos, gerenciamento geral, relações com clientes corporativos e trabalhando para organizações sem fins lucrativos. Aqueles que fazem uma especialização na área podem crescer dentro de suas carreiras e profissões nas empresas em que estão.

O que vocês sabem sobre comportamento organizacional? Quais estudos recomendam nessa área?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)