A inteligência é dividida em nove tipos diferentes. Esta categorização da inteligência foi primeiramente teorizada pelo psicólogo do desenvolvimento Howard Gardner. Sua teoria das Inteligências Múltiplas tem sido usada como um dos principais modelos para as pesquisas que se seguiram em relação à cognição humana. Gardner argumenta que não há uma maneira única de medir a inteligência, e que o cérebro humano é conectado a uma ampla gama de habilidades cognitivas. Limitar a definição de inteligência é prejudicial para a nossa compreensão de como funciona o cérebro humano. Então, sem mais delongas, vamos conhecer os nove diferentes tipos de inteligência:

Tipos de inteligência: a Inteligência Naturalista

Já se perguntou por que certas pessoas podem se conectar com animais facilmente? Você já encontrou alguém que consegue plantar e cultivar qualquer tipo de planta? Bem, essas pessoas são ótimos exemplos de pessoas inteligentes. A inteligência naturalista refere-se à sensibilidade de um ser humano ao mundo natural. Esta é a capacidade de distinguir entre os diferentes recursos da natureza, como animais, plantas, configurações de rochas, formações de nuvens e outras coisas dessas. No passado, a inteligência naturalista era, sem dúvida, de grande valor na sobrevivência de uma pessoa. A agricultura e a caça estavam claramente entre as atividades que dependiam desse tipo de inteligência. Hoje, a inteligência naturalista continua a ser um componente vital de papéis como chefes de cozinha ou um botânico. Este tipo de inteligência também é visto na forma como os consumidores discriminam entre os produtos.

Tipos de inteligência: a Inteligência Musical

Enquanto outras pessoas gravitam para a natureza, também há aqueles que tendem a ser atraídos pelas artes musicais. Esses inteligentes musicais são geralmente mais sensíveis aos sons que a maioria dos indivíduos. A inteligência envolvida nesta habilidade para reconhecer o tom, o ritmo, e o timbre é a inteligência musical. Com esse tipo de inteligência, as pessoas são capazes de detectar, gerar, reproduzir e contemplar a música, como claramente exibida por ouvintes, músicos, compositores, vocalistas, e maestros. Você descobrirá que aqueles com inteligência musical estão frequentemente tamborilando, cantando, ou realizando qualquer outra atividade que demonstre uma inclinação melódica. Também é interessante notar que existe uma conexão entre as emoções e a música, bem como a matemática e a música.

Tipos de inteligência

Todas as pessoas tem os diferentes tipos de inteligência. É importante conhecer cada um deles para se conhecer melhor e entender onde estão seus pontos fortes no conhecimento. (Foto: I Heart Intelligence)

Tipos de inteligência: a Inteligência Lógico-Matemática

Quem pode esquecer esse colega de classe no ensino médio que parecia conhecer a resposta a todas as equações matemáticas que seu professor perguntava? Quem também pode deixar de lembrar aquele amigo podia argumentar para ganhar todo debate? Eles são a encarnação perfeita da inteligência lógica-matemática. Este tipo de inteligência equipa uma pessoa com a capacidade de calcular e realizar operações matemáticas, bem como avaliar hipóteses e proposições. Esses indivíduos tendem a reconhecer facilmente relacionamentos e padrões, demonstrar habilidades de raciocínio sequencial e gerar e usar pensamentos abstratos. Quando a inteligência lógica é dominante, você os verá especialmente atraídos por enigmas de lógica, experiências, jogos de estratégia e problemas de aritmética. Mais tarde, você pode ver esses jovens se transformando em detetives, cientistas e matemáticos. A inteligência logico-matemática está intimamente ligada à inteligência fluida e à inteligência geral.

Tipos de inteligência: a Inteligência Existencial

Mesmo que outras pessoas façam suas vidas diárias sem dedicar muito pensamento a sua existência, as pessoas com inteligência existencial tendem a refletir sobre pensamentos “profundos”. Esses pensamentos podem incluir o por quê e como da vida e da morte. Embora a maioria das pessoas apenas exclua esses tipos de pensamentos, os indivíduos que estão particularmente interessados ​​em suas próprias existências são atraídos a explorar tais questões, como por que as pessoas nascem, como elas vivem e por que elas morrem. Eles também têm capacidade e sensibilidade para abordar pensamentos sobre o que está além da vida e da morte. Embora não tenha sido feita muita discussão sobre a inteligência existencial, ela também tem sido chamada de inteligência espiritual ou moral. Aqueles com alta inteligência existencial são profundamente filosóficos.

Tipos de inteligência: a Inteligência Interpessoal

Você pode ter observado que existem certas pessoas que tem a habilidade aparentemente única de se comportar soberbamente com outras pessoas. Esses indivíduos, com o uso de sua inteligência interpessoal, interagem com os outros de tal forma que eles são capazes de entender e se comunicar bem. A inteligência interpessoal permite que uma pessoa se comunique efetivamente através de meios verbais e não verbais, para distinguir e sentir diferentes temperamentos e o humor das pessoas, além de considerar diversos pontos de vista. Você geralmente encontrará este tipo de inteligência manifestada por políticos, trabalhadores sociais, atores e professores. Esse tipo de inteligência também pode ser encontrado em jovens adultos que ocupam cargos de liderança.

Tipos de inteligência: a Inteligência Corporal-Cinestésica

Sabe aquele seu melhor amigo praticamente flutuando na pista de dança? Enquanto as pessoas desajeitadas tendem a ser estranhas em todas as coisas físicas, as pessoas com boa inteligência corporal-cinestésica possuem a capacidade de permanecer graciosas e coordenadas ao usar uma série de habilidades físicas e ao manipular objetos. Pessoas com inteligência corporal-cinestésica tem um senso de tempo quase perfeito, e sua coordenação mente-corpo é quase sem falhas. Mesmo que um número de pessoas se esforce para se tornar bem coordenado, as pessoas que possuem esse tipo de inteligência geralmente crescem para se tornar artesãos, dançarinos, cirurgiões, atletas e outras carreiras envolvendo uma união excepcional entre mente e corpo.

Tipos de inteligência: a Inteligência Linguística

Sendo a inteligência mais compartilhada pelos humanos, a inteligência linguística envolve a capacidade humana de pensar em palavras e usá-las para entender-se. É esse tipo de inteligência que permite a pessoa designar significados complexos e expressá-los através do uso da linguagem. Embora esta competência humana seja amplamente utilizada, é mais evidente na forma como os publicadores efetivos, romancistas, jornalistas e poetas utilizam suas habilidades metalinguísticas. Nos estágios iniciais da vida, a inteligência linguística é exibida no prazer de uma pessoa em fazer palavras cruzadas, contar histórias, ler e escrever.

Tipos de inteligência: a Inteligência Intrapessoal

As pessoas que tem a capacidade notável de entenderem a si mesmos, seus pensamentos e suas emoções e são capazes de usar esse conhecimento para planejar suas vidas possuem inteligência intrapessoal. Embora a inteligência intrapessoal envolva a auto-apreciação, ela também compreende uma compreensão mais ampla da condição humana. Como adultos jovens, esses indivíduos possuem uma consciência mais profunda de suas próprias emoções, são auto-motivadas e tendem a ser tímidas. Exemplos de pessoas com inteligência intrapessoal evidente incluem filósofos, líderes espirituais, escritores e psicólogos.

Inteligências múltiplas: o tipo de Inteligência Espacial

O último domínio é a inteligência espacial, que é definida como a capacidade humana de considerar as coisas em três dimensões. Este tipo de inteligência envolve as seguintes capacidades principais: uma imaginação dinâmica, manipulação de imagem, imagens mentais, habilidades artísticas e gráficas, e raciocínio espacial. Pessoas com inteligência espacial são altamente criativas. Em uma idade jovem, as pessoas com alta inteligência espacial estão profundamente enraizadas na resolução de quebra-cabeças ou enigmas, ou podem estar usando seu tempo extra por sonhando acordados ou desenhando. A inteligência espacial é demonstrada principalmente por arquitetos, escultores, pintores, pilotos e marinheiros.

Tenha em mente que este é apenas um modelo de inteligência e há muitas pessoas inteligentes em mais de uma categoria. Leonardo De Vinci, Santos Dumont, entre muitos outros cientistas estão entre essas pessoas.

Em quais tipos de inteligência você se encaixa? Já fez algum teste para avaliar sua inteligência?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)