De chefes mal-humorados a prazos impossíveis, não é difícil se sentir desvalorizado no trabalho. A verdadeira questão é: Você está mal pago? Saber o seu valor é importante não só porque vai ajudar a manter sua sanidade mental, mas também porque é um componente crucial da liberdade financeira. Com uma inflação aumentando consideravelmente, você precisa ter certeza de que seu salário mantém-se valorizado e ter uma estimava da média salarial paga para seu cargo e carreira. Mas será que podemos confiar nos cálculos de média salarial e nos sites com a média dos salários?

Alguns números aproximados para a média salarial

Os salários variam muito de região para além da profissão. As pesquisas no Brasil ainda são muito limitadas e estão, na maioria das vezes, concentradas com dados dos grandes centros e sem uma exatidão ou alcance mais nacional. Em sua cidade, pode ser que alguma empresa de RH tenha feito uma pesquisa salarial para ter algumas estimativas, mas isso ainda é raro e os dados podem ser escassos. O boca a boca tem sido e vai continuar sendo a melhor forma de obter estes dados com uma maior exatidão.

Fale com um professor ou mentor

É importante ter um mentor no trabalho com quem você pode falar abertamente ou um professor de faculdade que está ativo no mercado. Pergunte para ver se eles podem te dar a faixa salarial de outros cargos como o seu. Se você ainda não tem um mentor ou professor perto o suficiente para perguntar, pense sobre as pessoas que você pode contar com para desenvolver uma relação de troca de informações no futuro.

Descobrindo as médias salariais

Apesar de sites com médias salariais serem boas fontes de informação, nada é melhor do que o boca a boca para saber quanto pagam para um determinado trabalho. (Foto: tostudy.info)

Olhe para outras aberturas de vagas dentro da sua empresa

Se a sua empresa está contratando um outro programador de computador de nível médio, como você, confira a descrição do trabalho ou peça casualmente ao redor do escritório para saber se você está sendo pago no mesmo valor. A transparência é uma vantagem da empresa e que pode em muito te ajudar.

Verifique sites online

Estes grandes recursos podem ajudar a encontrar uma faixa de salário médio para as pessoas com o seu cargo. Traga essas informações para suas negociações, mesmo que seja de outras cidades. Vale lembrar que os preços variam muito de região para região e você tem que ser realista quanto aos valores.

Tome cuidado ao redor de colaboradores

Dinheiro é um assunto delicado, e o bom senso nos diria para não falar sobre o salário com os colegas, afinal, isso pode tornar conversas difíceis se você descobrir que você faz muito mais ou menos do que alguém com um título similar. Nós não queremos que você faça qualquer coisa que poderia deixa-lo em apuros, por isso não quebre as regras oficiais ou fale sobre o seu salário se você assinou um acordo de não-divulgação salarial com sua empresa.

Saiba quando é bom falar de salários e em quais informações confiar

Não falar sobre os benefícios do dinheiro beneficia muito mais o seu patrão do que beneficia você. Enquanto você não quebrar todas as regras, não estamos contra a sua conquista do dinheiro, trazendo a conversa, com muito tato, com um amigo no trabalho. A coisa importante a lembrar é que a grande diferença salarial não é provavelmente um sinal de quanto você valoriza o seu empregador, a diferença quase sempre se resume a quem era melhor negociador. Trate isso como uma experiência de aprendizagem e lembre-se sempre de negociar o seu valor.

Tome cuidado com as pesquisas na rede, pois poucas delas tem uma pesquisa estatística realmente científica, que podem dar uma média boa de dados. A maioria colhe dados de quem quer fornecer tais dados e é uma população muito limitada dentro do universo estatístico, com alta margem de erros. Porém, podem ser o ponto de partida para você melhorar seus benefícios e salários na sua carreira.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)