Seu computador travou e você perdeu todo o seu trabalho, de novo. Seu chefe lhe deu mais trabalho quando você já está lotado de tarefas. Seus colegas de trabalho estão falando alto. Parece impossível que as coisas podem piorar ainda mais.

A frustração no trabalho pode destruir seu dia, mas você não deve deixar que isso aconteça. Temos as dicas certas para melhorar sua perspectiva e trazer a serenidade para sua vida de volta agora.

Frustração no ambiente de trabalho: avalie calmamente a situação

Quando você estiver lidando com a frustração, mantenha a calma e determine qual é o problema específico. Você está apenas cansado? Um colega de trabalho disse algo que te chateou? Anote tudo em um papel. Simplesmente saber por que você se sente frustrado pode ajudá-lo a superá-lo, porque você poderá direcionar melhor seus esforços para realmente encontrar uma solução, ao invés de achar que tudo que está acontecendo só te frustra ainda mais.

Frustração no trabalho pode ser tratada com uma dose de positividade

Sem ser exagerado, um pouco de positividade pode ser o suficiente para melhorar sua perspectiva no trabalho. Por exemplo, se seu chefe está atrasado para uma reunião, relaxe e aprecie o tempo extra que você tem para reunir seus pensamentos antes da reunião começar. Se você está frustrado com seus resultados, tenha uma pasta com todos os projetos nos quais já trabalhou e os bons resultados que já obteve, para poder meditar sobre eles e transformar um pouco da frustração em algo mais positivo a partir de algo que você já fez bem no passado.

Como lidar com frustrações no trabalho

Não deixe que as frustrações no trabalho tenham o melhor de você. Quando o estresse bater forte, tome um tempo para relaxar e refletir sobre as causas de sua frustração para, a partir daí, poder agir sobre o que está te fazendo mal. (Foto: Generation Frustration Blog)

Profissional frustrado já passou por essa situação mais de uma vez

Quando você se sentir frustrado, pense sobre a última vez que você se sentiu assim no trabalho. As coisas provavelmente se resolveram. As chances são que o mesmo será verdade também desta vez. Percebendo que sua frustração não ajuda as coisas podem manter os sentimentos negativos sob controle. Canalize sua paz interior e diga a si mesmo que tudo irá ficar bem, e comece a refletir sobre as soluções para a frustração ao invés de pensar apenas nos problemas.

Respire fundo para lidar com as frustrações

Respire bem fundo quando alguém ou algo frustra você. Em seguida, decida se você quer falar com a pessoa sobre a situação imediatamente, se você estiver relativamente calmo, ou mais tarde, se você está chateado e precisa de tempo para esfriar a cabeça. No caso de não ser uma pessoa sua fonte de frustração, tome um tempo para si antes de retomar a atividade com uma máquina ou retomar a situação que ocasionou a frustração.

Como lidar com a frustração? Fale sobre o que te frustra

Quando você falar com a pessoa que causou sua frustração, ou quando precisar desabafar com alguém sobre o que tem te frustrado, mantenha o foco. Não faça das frustrações ou o descarregamento como algo pessoal. Foque na ação e situação que causou o problema.

Evite também acusar as pessoas. Há uma boa chance de que outro lado sequer está consciente de como você se sente.

Realmente ouça às pessoas. Em vez de pensar sobre o que você vai dizer a seguir, ouça o que a pessoa diz para você e considere o ponto de vista divergente do seu.

Trate as pessoas que te frustraram da maneira que você espera ser tratado, e passe isso adiante quando alguém lhe tratar bem.

Se não for uma pessoa a causa da sua frustração, você pode conversar com outros sobre possíveis soluções para sua frustração. Um computador travando, por exemplo, pode ser facilmente resolvido por um técnico.

Aprender a lidar adequadamente com a frustração relacionada ao trabalho pode levar um tempo, mas ser capaz de lidar com o conflito é necessário para a sua carreira avançar. Como um bônus, é uma habilidade que pode levar você um longo caminho rumo a uma vida mais estável no ambiente de trabalho.

Como você lida com a frustração no trabalho? Quais foram as situações que mais te frustraram até hoje na vida profissional?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)