PNL significa Programação Neurolinguística. A PNL analisa a maneira como pensamos, armazenamos e processamos nossos pensamentos (neuro), os padrões de linguagem que usamos (linguística) e nossos comportamentos (programação), bem como estes interagem para ter um efeito positivo (ou negativo) sobre nós como indivíduos. Aprender a PNL como um iniciante pode trazer benefícios para sua vida social.

PNL: origens

Os fundadores da PNL estudaram os melhores métodos e mais eficazes, usando os conhecimentos de terapeutas e psicoterapeutas de modelagem de comportamento conhecidos como líderes em seus campos, criando um extenso conjunto de ferramentas e técnicas que podem ser usadas para facilitar mudanças poderosas, rápidas e duradouras tanto para indivíduos quanto para organizações.

O que é a PNL?

Simplificando a PNL, ela é uma coleção de uma ampla gama de métodos e modelos que criam uma compreensão do processo de pensamento e comportamento, juntamente com uma oportunidade para orientar à mudança desejada. Estes métodos, modelos e ferramentas originam-se de um processo chamado modelagem, que continua a ser a premissa fundamental do que é a PNL, que é o estudo da experiência subjetiva e a busca da excelência. Isso é basicamente o processo por trás do que um praticante de PNL estará fazendo.

A popularidade da PNL cresceu rapidamente dentro dos campos de coaching e terapia, sendo também conhecida como um manual de instruções para sua mente, pois se concentra em como fazemos as coisas e como guardamos nossas experiências em nossas mentes. Ao compreendermos como criamos nossas experiências, podemos então optar por aprimorá-las ou alterá-las para trazer mudanças positivas, bem como modelar outras que já se destacam na área que desejamos mudar.

Efeitos da PNL

Com a PNL, mudanças de comportamentos individuais e em empresas é facilitado, tornando muito mais fácil adquirir novos hábitos e costumes positivos para seu dia a dia. (Foto: nlp101techniques.com)

Como funciona a PNL?

A maioria dos nossos pensamentos e comportamentos vem de nossa consciência. Usamos uma ampla gama de métodos e modelos trabalhando com a mente consciente e inconsciente para estabelecer como seus pensamentos, comportamentos, valores e crenças te mantém dentro de sua situação atual. Podemos então mudar rapidamente o que quer que seja necessário para trazer uma mudança positiva em sua vida, aumentar a auto-consciência, melhorar a comunicação e mudar padrões desatualizados de comportamento. Apesar de soar relativamente complicado, a PNL é prática, divertida e extremamente eficaz, com resultados extremamente rápidos. As técnicas são rapidamente adaptadas com outros estilos para atender às suas preferências, crenças e estilo desejado de coaching ou terapia.

Como a PNL pode te ajudar?

PNL tem uma estratégia e técnica para ajudar com quase tudo. Se você tem coisas que estão limitando você, como querer ser mais bem sucedido, mas não sabe como; quere se livrar do mau humor, ansiedade ou fobias; quer se comunicar de forma mais eficas; deseja trabalhar problemas de relacionamento, entre muitas outras questões, a PNL pode te ajudar.

A PNL pode ser usada em conjunto com outras terapias e métodos para obter os melhores resultados, dependendo da mudança que você está procurando. Uma coisa é certa: PNL funciona, contanto que você esteja preparado para fazer a mudança.

O que esperar do aprendizado da PNL?

A PNL tem uma infinidade de técnicas que são divertidas, interativas, perspicazes e eficazes. O aprendizado da PNL começa através da conversa e exploração do que você quer e o que você faz ou deixa de fazer atualmente que te impedem de ter o que você quer. Em sessões de PNL, os profissionais procuram identificar o seu estilo de pensar, suas crenças e recursos próprios para juntos encontrar maneiras mais benéficas de “programar” sua mente. Então, você começa a usar as ferramentas e técnicas para criar as mudanças. As únicas coisas que necessárias são o compromisso com a mudança, honestidade total com você mesmo e seu coach ou terapeuta, e uma mente aberta para aprender mais sobre si mesmo. A partir daí, você poderá também buscar aprender a PNL para ensinar a outras pessoas, ou até mesmo ajudar outras pessoas e grupos a mudarem e melhorarem seus comportamentos.

PNL é seguro?

Segurança e prática ética são de extrema importância para bons professores, terapeutas, coaches e profissionais de PNL, num geral. Mas para garantir isso, é necessário buscar profissionais que sejam certificados por organizações nacionais e internacionais de PNL, garantindo o melhor para o seu atendimento ou aprendizado.

Uma preocupação natural para as pessoas é sobre o controle da PNL. Você pode ter certeza de que tudo o que é feito em uma sessão de PNL está de acordo com os resultados desejados, com sua permissão e com você sob controle total. As mudanças só vêm de dentro de você, de acordo com o que você quer, então você tem todo o poder. O coach ou terapeuta de PNL são apenas guias para o caminho que você procura.

PNL será bom para mim?

Todo mundo tem crenças diferentes e quer coisas diferentes ao buscar o coaching ou a terapia. Entendemos que a PNL pode ser um conceito bastante novo para muitas pessoas e pode soar um pouco intrigante. Os melhores resultados vem de uma mente aberta e curiosa, animada com a perspectiva de quais aprendizados e insights que a PNL irá trazer para seu dia a dia. Há muitas maneiras flexíveis para ajudar as pessoas a criar a mudança certa para você e que envolvem estilos diferentes de PNL. Na PNL, nunca será pedido que você faça algo sem permissão, embora a PNL vá se esforçar para te tirar da sua zona de conforto para ajudá-lo a alcançar o resultado desejado. Ao aprender a PNL, você também poderá aprender como influenciar as pessoas, orientando-as para melhores resultados.

Como saber mais sobre a PNL?

Antes de começar um curso de PNL para passar a ensinar ou usar para influenciar outras pessoas, é preciso começar com sessões de PNL individuais com um coach ou um terapeuta, para te auxiliar na compreensão da PNL ao experimentá-la em primeira mão. Sem essa experiência, aprender o PNL para outros propósitos é muito mais vazio, e será muito mais difícil.

Você conhece a PNL? Já pratica os aprendizados da PNL? Como? Qual foi sua forma de aprendizado dessa técnica?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)