O que é coach? Como escolher um curso de coach?
Coaching tem uma história rica em negócios e vida profissional, mas é apenas nos últimos anos que o treinamento tornou-se mais formalizado e reconhecido como profissão. Para apoiar essa mudança, as certificações de coaching foram criadas e as melhores práticas globais desenvolvidas. Para garantir que os treinadores tenham as ferramentas necessárias à sua disposição, os programas de treinamento de treinamento também começaram.
Mesmo que o coaching não seja regulamentado, existem certos padrões e competências esperados de um coach. Além disso, os clientes (especialmente corporativos) estão agora exigindo certificações de coaching antes de contratar posições internas ou de consultoria.
Leia também
- Emprego após concluir um curso do SENAI \ Pronatec! Como conseguir!
- Outplacement: o que é e como funciona?
O que é coach?
A consciência do coaching está crescendo continuamente e mais ferramentas estão disponíveis para coaches do que nunca. O futuro do coaching é brilhante. Infelizmente, esse rápido crescimento associado à falta de regulamentação formal cria muitas oportunidades para desonestidade e até mesmo golpes.
O coach é basicamente um treinador, uma pessoa capacitada para dar orientações ativas a um indivíduo rumo a uma finalidade. Diferentemente de um psicólogo, que tem geralmente um papel mais passivo, o coach toma um papel ativo de direcionamento para seus pupilos.
Como escolher um curso de coaching?
Como você está considerando treinamento como treinador, há algumas coisas para procurar ao avaliar seu programa. É um investimento substancial em termos de tempo e dinheiro, por isso vale a pena fazer um pouco de lição extra antes de se comprometer com um instituto de treinamento de coaching.
Colocamos a seguinte lista de perguntas que você deve perguntar ao buscar o curso de coaching ideal.
1. O curso de coach profissional é credenciado?
O que isto significa:
Existem três corpos principais de coaching internacional que fornecem credenciais de coaching. Estes são ICF, EMCC e CCE. No Brasil, temos o IBF. Todos esses órgãos desenvolveram requisitos para provedores de treinamento de coaching para garantir o currículo entregue alinhados com as melhores práticas de coaching. Esses provedores de treinamento de treinamento obtêm sua credenciamento e devem renová-lo periodicamente. Isso é como uma licença comercial que é específica para treinamento de treinamento.
O que procurar em um curso de coaching com certificação?
A maioria dos institutos de treinamento de coaching serão muito transparentes com o seu credenciamento. Procure por logotipos ICF, EMCC, IBC e CCE em seus sites. Se você não vê isso, apenas pergunte a eles. Certifique-se de verificar se eles são credenciados e em pé bem indo para os sites dos corpos de coaching. O ICF, EMCC, CCE e o IBC têm diretórios que você pode pesquisar para verificar a certificação.
Além disso, certifique-se de que o programa que você realiza é um dos programas credenciados específicos de coach, não outro treinamento oferecido pela empresa.
Se o seu treinamento não é específico do coach, sua inscrição será negada. Portanto, por favor, avalie realisticamente se o seu curso atende certas definições, que incluem:
1. Treinamento de um programa de coaching credenciado (ACTP) ou um programa que recebeu a designação do treinamento específico da ICF ou IBC.
2. Treinamento que é especialmente comercializado em uma habilidade de coaching de ensino, que ensina habilidade de coaching ou ensina como aplicar habilidades técnicas de maneira semelhante a um coach, e ensina habilidades de coaching de acordo com as competências de coaching principal do ICF ou IBC.
Treinamento que não é aceito como treinamento específico de coach inclue,:
1. Treinamento que é marketing ou ensino de outras habilidades, embora as habilidades possam ser usadas por um coach de alguma maneira, não conta como treinamento específico do coach.
2. Além disso, cursos de desenvolvimento pessoal (como fórum, marcos, treinamento de vida, ciência da mente, etc.) não contam como treinamento específico do coach
3. Finalmente a educação em outras áreas, como aconselhamento de psicologia, PNL, etc., não conta como treinamento específico de coach, a menos que seja realmente ensinado como treinamento para a certificação em um dos institutos de certificação.
Certifique-se de pedir o currículo de qualquer programa antes de fazer um compromisso.
Por que é importante?
Se o programa não tiver seu credenciamento, você não poderá solicitar uma credencial de coaching após a conclusão. É como ir para a universidade, pagando pela matrícula e participando de aulas apenas para ser informado de que você não recebe seu diploma e você não ganhou seu diploma.
2. Os coaches são credenciados?
Os órgãos de coaching acima mencionados receberam credenciais de coaching. Quando você considera um programa de treinamento de treinamento, você deve perguntar se o (s) instrutor (es) você estará trabalhando com a credencial de coaching. Certifique-se de também perguntar qual credenciais eles têm.
O que procurar em um curso de coaching?
Muitos treinadores colocarão sua acrônimo de credenciais após o nome do seu perfil do LinkedIn. Procure coisas como ACC, PCC, MCC, SP, BCC. Você deve perguntar à pessoa que você está correspondendo com o seu programa de treinamento de treinamento para que você saiba que credencial seu treinador detém. Você também pode perguntar diretamente ao coach. Depois de saber qual credencial de coaching eles, você pode ir para os sites do ICF, do EMCC, do CCE, e do IBC para verificar essas informações.
Por que é importante?
Pelas mesmas razões pelas quais os historiadores ensinam a história em universidades e biólogos se mantêm ao ensino de biologia. Você deve ter conhecimento de matéria para ensinar os outros sobre o assunto. No mundo de coaching, essa experiência é evidenciada obtendo credenciais de coaching. Para obter esses, os treinadores não devem apenas completar o treinamento e demonstrar conhecimento, mas também devem registrar as horas de coaching com os clientes.
Acima e acima disso, um coach credenciado passou pelo processo que você está apenas embarcando. Isso significa que eles podem ser um recurso verdadeiro para você porque “estiveram em seus sapatos”.
Em geral, você deve procurar coaches que tenham credenciais de coaching de nível PCC ou MCC.
3. A mentoria está incluída no preço cotado ou existe um custo extra?
Como parte do seu curso, você será fornecido com um serviço de mentoria? E se sim, é esse custo incluído no preço do programa ou é extra? Muitos institutos de treinamento de coaching cobram extra por mentoria de modo que um preço de curso de baixa formação na superfície pode dobrar com a adição de uma mentoria carregada separadamente. É importante notar que a orientação pode ser fornecida apenas por coaches credenciados.
O que procurar em um curso de coaching?
Quando você é citado, as taxas do curso, procure linguagem como “Mentoria inclusa” ou “Mentoria não inclusa”. Se você não vê nenhum desses, faça a pergunta diretamente “a mentoria está incluída nas taxas? Se sim, quantas horas estão incluídas? Se não, qual é o custo da mentoria?”.
Por que é importante?
1:1 e/ou orientação de grupo é necessária como parte de aplicar para muitas credenciais de coaching e pode ser bastante caro.
4. Você é capaz de falar com um coach?
Você é capaz de ter uma conversa com a pessoa (ou uma das pessoas) que estará treinando você? Mesmo se você não quer falar com o coach, está o instituto de coaching disposto a organizar uma conversa?
O que procurar em um curso de coaching com certificação?
Peça para falar com a pessoa real fazendo seu coaching, ou para uma das pessoas em casos em que vários formadores trabalham com um grupo de alunos. Se o instrutor específico não estiver disponível, peça para falar com outro treinador do mesmo calibre que receberá em seu programa de coaching.
Por que é importante?
Às vezes, um provedor anunciará que eles usam coaches de PCC e quando você paga e aparece no seu primeiro dia, você descobre que é alguém inexperiente que não é um coach.
A propósito, dependendo do programa, pode não ser possível falar com o coach com quem você trabalhará. Por exemplo, muitas empresas trabalham com pessoas diferentes, dependendo do módulo. Isso é bom. Apenas certifique-se de que você pode se conectar a alguém para que você tenha um ponto de contato e ponto de referência para o que esperar desse provedor em geral.
5. O curso de coaching está exagerando nas promessas?
No final, os programas de treinamento de coaching são caros e uma pessoa de vendas excessivamente que não faz parte do departamento de coaching pode prometer coisas que soam boas demais para serem verdadeiras.
O que procurar em um curso de coaching com certificação?
Muito rápido, incondicional “sim” para todos os seus pedidos, relutância em colocar as coisas por escrito, oferta imediata de taxas com desconto, nenhuma opção de pagamento de parcelamento, linguagem como “podemos resolver mais tarde”, etc. Além disso, procure coisas que soam boas demais para ser verdade.
Por exemplo, eles dizem que você pode obter sua credencial do PCC em 3 meses. Bem, isso não é possível porque o ICF requer programas para se espalhar por um período mínimo de tempo.
Ou eles podem dizer que eles dão clientes para todas as horas de coaching que você precisa fazer registro. Isso pode ser verdade, mas provavelmente com base em uma taxa oculta.
Em qualquer caso, como este, basta obter respostas por escrito e fazer perguntas detalhadas de acompanhamento.
Felizmente, esse problema é predominante em empresas de coaching muito pequenas com uma atitude “qualquer coisa para obter a venda”, ou em grandes empresas onde os vendedores estão separados do Instituto de Formação.
Por que é importante?
Coaching não é uma profissão regulamentada, então se o programa não for entregue, não há realmente recurso para você, o aluno. É melhor ser inteligente, faça muitas perguntas antes de se comprometer.
Se houver outros sinais ou atributos de aviso, você acha que deve ser incluído neste post, por favor, comente abaixo para que possamos editar e incluí-los. Obrigado por suas contribuições!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
O que é coaching de carreira?
Qual o melhor curso técnico para fazer no momento? Quais mais empregam?
Captação e gestão de talentos humanos: como fazer?
Curso de negócios imobiliários: vale a pena? Qual o salário?