A mentalidade ou mindset é um elemento absolutamente essencial do sucesso em qualquer empreendimento na vida. De fato, alguém poderia argumentar que a mentalidade é a base do sucesso em qualquer empreendimento na vida.

Mas algo tão essencial e poderoso quanto uma mentalidade pessoal e focada é frequentemente mal compreendida. Você sabe o que é mentalidade? Se alguém lhe perguntasse hoje: “qual é a sua mentalidade?”, Você poderia responder a essa pergunta?

O que e mindset?

Há confusão sobre o que realmente é um mindset. É um problema comum e é compreensível. A razão é simplesmente esta: existem elementos fundamentais do mindset tão poderosos e eficazes que parecem “mentalidade”.

A atitude é um desses elementos poderosos e eficazes da mentalidade, muitas vezes confundidos como mentalidade por si só.

Atitude não é mentalidade.

Uma atitude de gratidão não é mentalidade. Um mindset de abundância não é mentalidade, é uma atitude e um estado de espírito.

O fundamento das atitudes com as quais você opera são as crenças e os valores que você mantém. Crenças e valores não são mentalidades. Isso pode ser um pouco difícil de entender, mas quando você pensar sobre isso, verá o porquê.

O mindset possui vários elementos que trabalham juntos para produzir uma ferramenta eficaz para você.

Mindset e seu significado

O Mindset é o seu sistema operacional mental que fornece clareza de visão, clareza de pensamento, clareza de ação e clareza de resultados, facilita e se adapta às mudanças e promove o crescimento em várias áreas da sua vida.

Na definição acima, você observará o uso da palavra “clareza” quatro vezes. Isso é intencional. Clareza é um estado mental em evolução. Sem clareza, você viverá uma vida de incerteza e ambiguidade. Depois de aceitar a importância da clareza, a definição pode ser reduzida para o seguinte:

O Mindset é também o seu sistema operacional mental, que fornece clareza de visão, pensamento, ação e resultados, facilita e se adapta às mudanças e promove o crescimento em várias áreas da sua vida.

A definição por si só é suficiente para você projetar um novo modelo de vida. Mas é claro, há mais do que isso. Na definição, você deve ter notado que existem três seções ou constituintes distintos. Esses três constituintes da definição compreendem uma fórmula que você pode aplicar à sua situação específica.

Definindo um mindset

Um mindset é sua forma de pensar que te ajuda a crescer e evoluir na sua vida pessoal e profissional. (Foto: Humanity Upgrade Education)

Constituintes de um mindset

A definição de mentalidade mostrada acima tem três constituintes importantes. A compreensão desses três constituintes fortalecerá sua compreensão do que é mentalidade e também o ajudará a entender o que não é mentalidade.

1. Clareza

O primeiro constituinte da definição é: Mindset é o seu sistema operacional mental que fornece clareza de visão, pensamento, ação e resultados …

O objetivo e a função de sua mentalidade é levá-lo adiante para se tornar a pessoa que você deseja e de fato deve ser. Essa jornada começa com clareza.

Clareza é relativa. Isso significa que ele evoluirá e se expandirá ao longo do tempo. Quando você inicia sua jornada, você começa com um único passo. Essa etapa é exercida com clareza. Embora isso possa parecer trivial, é, de fato, um ato de clareza.

Clareza de visão é a imagem e o filme em sua mente de quem você será no futuro. É um mosaico da vida em constante mudança e expansão. À medida que você avança, cresce e muda, sua visão muda de maneira correspondente. É assim que deveria ser.

A clareza de pensamento é um reflexo do grau em que você formou atitudes fortalecedoras. Controle seus pensamentos e você controla seu destino.

Clareza de ação é essencial. Se você não sabe o que deve fazer para ir de um lugar da vida para outro, passeará pela floresta da vida até encontrar o caminho. Isso é perda de tempo e energia. Sua mentalidade deve lhe dar clareza das ações que você deve executar para cumprir sua visão.

A clareza dos resultados decorre da visão, atitude e ação. Você precisa saber como é o resultado certo para saber se está se movendo na direção certa. Você também deve imaginar o resultado em sua mente para acelerar e alcançar a consecução desse resultado. Simples assim.

Como você chega a um estado de clareza é um dos processos mais poderosos na formação de sua mentalidade. Embora existam técnicas e fórmulas para obter clareza, você pode começar perguntando o seguinte: “quem é a pessoa que eu quero ser amanhã, por que isso é importante para mim e como essa pessoa afetará a vida de outras pessoas”.

2. Mudança

O segundo constituinte da definição é:… facilita e se adapta às mudanças,…

A vida é sobre mudança. Sua mentalidade é um veículo de mudança. Mudança cria oportunidades, opções e escolhas.

Para se tornar a pessoa da sua visão, você deve mudar.

Existem três categorias importantes de mudança: 1. Intencional; 2. Descoberta; 3. Acidental

A mudança intencional é auto-explicativa. Aqui, você impulsiona a mudança em sua vida para alcançar o que deseja e que serve à sua visão.

Mudança acidental é o subproduto da mudança e ação intencionais. Estas são as mudanças que aparecem em sua vida por ter tomado as ações para movê-lo na direção de sua visão.

Mudança acidental é apenas isso: acidental. Pode ser positivo ou negativo. Essas são as mudanças que estão fora das categorias de intenção e acaso. Eles não devem ser temidos, mas devem ser antecipados. Mas, independentemente de serem positivas ou negativas, essas mudanças não devem distraí-lo de alcançar sua visão.

As pessoas mudam o tempo todo. Você já viu isso várias vezes. O importante é estar no controle dessa mudança. Esse controle começa em sua mente.

3. Crescimento

O terceiro constituinte da definição é promover o crescimento em várias áreas da sua vida.

Existem muitas categorias de crescimento, todas importantes em um grau ou outro para se tornar a pessoa da sua visão.

Mas entenda: crescimento e mudança estão relacionados, mas não são os mesmos.

Crescimento é ampliar e expandir áreas de sua vida: saúde física, mental e espiritual, habilidades, habilidades, foco, eficácia e assim por diante.

Mudança está alterando seu estado de espírito e vida, enquanto o crescimento se baseia na mudança.

Sua capacidade de alcançar sua visão e causar impacto no mundo é facilitada pelo crescimento. Você se torna mais valioso para o mundo à medida que se torna a pessoa da sua visão.

O crescimento deve acontecer em todas as áreas da sua vida. Certamente, alguns serão mais importantes que outros, mas tornar-se a “pessoa completa” da sua visão é alcançada através de um crescimento equilibrado em todas as áreas da sua vida. O que é “equilíbrio”? Isso é contigo.

Mindset e atitude

Agora você pode ver por que atitude não é mentalidade. A atitude é um elemento crítico da mentalidade, poderoso e propício, mas não um substituto independente.

Se é importante memorizar e entender a definição acima. Por quê? Assim, você pode diferenciar entre mentalidade e estados mentais que apóiam ou prejudicam sua missão e visão.

Projetar, instalar e manter sua mentalidade é vital e um dos investimentos mais benéficos que você pode fazer em si mesmo.

Portanto, quando você estiver adotando um estado mental de qualquer tipo, pergunte como esse estado satisfará os três constituintes da mentalidade. Se satisfizer qualquer um deles sem prejudicar, é um estado mental útil. Caso contrário, pergunte por que você está adotando.

Se você está confuso sobre se algo é ou não é uma mentalidade, basta testá-lo com a definição acima. Se atender à definição, qualifica-se como mentalidade de alguma forma.

Seu sistema operacional mental

Você já ouviu a analogia muitas vezes: sua mente é um super computador incomparável. Como você sabe, os computadores possuem sistemas operacionais: Mac OS, Windows etc. Esse sistema operacional é o código que faz com que os chips semicondutores funcionem e se comuniquem com os vários componentes do computador. O mesmo se aplica à sua mente.

Você nasceu com um sistema operacional básico. Ele é atualizado à medida que você adquire experiências na vida. Sua mente tem um modo de atualização passivo e ativo. O modo de atualização passiva está sempre em execução em segundo plano, recebendo e correlacionando informações. O modo de atualização ativo é suas escolhas, ações e intenções diárias. Você pode programar seu sistema operacional por suas ações. A escolha é sua ou não.

É o seu sistema operacional mental e você pode praticamente fazer o que quiser com ele. Sim, talvez você precise ser persistente e consistente por um período de tempo, mas as recompensas superam a disciplina focada em controlar o que está acontecendo em sua mente.

O mindset não é algo que você veste e tira como um par de sapatos

Sua mentalidade ou mindset não é algo que você entende e usa quando lhe apetecer. Assim como seu computador não pode funcionar sem o sistema operacional, você também não pode. Se você permitir que sua mente volte ao sistema operacional passivo infectado, com bugs e corrompido, sempre estará lutando com um jogo de retorno.

Volte à definição de mentalidade e pense realmente sobre isso. É algo que serve a você a cada minuto do dia. Mas você deve optar por cultivar e aplicar uma mentalidade saudável, útil e proposital.

O que vocês acham de mindset? Como acham que isso pode te ajudar?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)