Como aceitar melhor as críticas no trabalho?
Pessoas mais bem sucedidas acreditam que a única razão pela qual eles foram capazes de ter sucesso em seus empreendimentos foi que eles permitiram-se a falhar. Há inúmeras histórias de empresários que tentaram mais e mais para alcançar seus objetivos, deixando muitas vezes erros no processo antes de finalmente se tornarem bem sucedidos.
O que não é tão claro, mas igualmente importante para o seu sucesso, é que eles souberam se beneficiar da crítica que receberam enquanto eles estavam construindo suas organizações.
A capacidade para lidar com a crítica e crescer a partir dela é um aspecto muito importante do sucesso . Então, faça bom uso das seguintes dicas sobre os diferentes tipos de crítica e como lidar com elas.
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Diferentes tipos de críticas
A crítica vem em dois sabores: construtivas e destrutivas. Ambas devem ser manuseadas com cuidado, embora de maneiras diferentes. A maioria das pessoas atribuem uma conotação negativa à palavra “crítica “, pois trazem à mente algo destrutivo. Todos nos lembramos de sermos insultados ou criticados, sem motivo aparente quando crianças e essas memórias muitas vezes perduram na idade adulta.
Crítica Destrutiva
Crítica destrutiva fere a auto-estima de um indivíduo, provoca danos psicológicos e torna ela menos eficaz. Um bom exemplo de crítica destrutiva é se o seu chefe lhe diz: “Como você pode cometer um erro tão estúpido, o que você estava pensando? Eu não sei porque eu contratei você em primeiro lugar”. O que pode caracterizar até assédio moral, em alguns casos.
Talvez o seu chefe acha que isso irá motivá-lo a trabalhar mais, mas tudo que faz é fazer com que você se ressinta de seu chefe e deseje sair. Isso ocorre porque a crítica é geral, negativa e não aponta para como você pode melhorar o seu desempenho.
Crítica destrutiva não é muito útil. Ela pode informá-lo de que você cometeu um erro, mas se nenhum remédio é sugerido e não há transparência e confiança que o erro pode ser corrigido, o efeito líquido sobre o desempenho será negativo.
Como lidar com isso? A maneira de lidar com esse tipo de comentário inútil é simplesmente ignorá-lo e tentar transformá-lo em algo positivo.
Crítica Construtiva
Agora que vimos o lado ruim da crítica , vamos ver como ela pode melhorar o seu desempenho, se for entregue de forma diferente. Vamos dar o nosso exemplo anterior. Em vez de dizer: “Como você pode cometer um erro tão estúpido, o que você estava pensando? Eu não sei porque eu contratei você, em primeiro lugar”, um líder seria mais positivo e diria algo como: “Obrigado pelo relatório, eu posso ver você colocar um monte de esforço para isso. No entanto, eu estava esperando que você poderia muda-lo um pouco, resumindo-se mais e adicionando alguns gráficos. O conteúdo é sólido, mas se você pudesse fazer essas mudanças, eu realmente apreciaria isso”.
Por que isso é a crítica boa e por isso você deve encara-la com uma atitude positiva? Para começar, o verdadeiro problema foi mencionado, você sabe exatamente o que fazer para tornar o relatório melhor. Você também está feliz que seu trabalho foi elogiado e tem alguns aspectos positivos.
Como lidar com este tipo de crítica? Perceba que o feedback é positivo. Certifique-se de que você compreende o feedback e faça perguntas para assegurar que você sabe exatamente o que precisa ser feito para melhorar o seu trabalho. E, finalmente , agradeça a pessoa por sua crítica construtiva .
Transformando negativo em positivo
Se você receber um feedback negativo, como você pode transformá-lo em algo positivo? Primeiro, certifique-se de compreender as críticas. Não racionalize o seu desempenho, talvez você poderia ter feito um trabalho melhor. Em segundo lugar, pergunte ao crítico exatamente o que é que ele não gosta e por quê. Em terceiro lugar, pergunte como eles iriam melhorar as coisas. Se eles não podem lhe dizer, ignore as críticas e assuma que tem feito um bom trabalho. Algumas pessoas são simplesmente negativas e se assim for, você tem que chamar sua cara de poker para ignorar a pessoa.
Se o feedback é válido, no entanto, você deve tentar chegar a um consenso com o seu crítico sobre o que você deve fazer em seguida . Uma vez que isso for feito, comunique os seus planos para a outra pessoa e comece a melhorar as coisas .
O último passo é realmente fazer as melhorias necessárias. Não se esqueça de verificar novamente com o crítico para se certificar que tudo é satisfatória. Se você fizer a tentativa de ver todas as críticas de forma positiva e responder a elas como prescrito acima, você estará bem em seu caminho para dar resultados melhores e se tornar um profissional melhor e mais completo no ambiente de trabalho.
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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