Depressão no trabalho, quais os sintomas?
Todos nós nos sentimos estressados no trabalho. Há aqueles dias horríveis em que tudo parece dar errado, quando a falta de comunicação é um problema, e você simplesmente não consegue se dar bem com um chefe, funcionário ou colega. Mas e quando esses problemas se repetem por vários dias? Pesquisas mostram que a pressão, unida a climas e culturas organizacionais nada saudáveis, resultaram em um aumento nos casos de depressão no trabalho. E isso é preocupante.
Alguns profissionais de saúde mental e de recursos humanos vem pensando que o trabalho pode causar depressão, outros dizem que um indivíduo tem que estar vulnerável a depressão de alguma forma ou que a depressão deva estar relacionada com a sua bagagem pessoal, não necessariamente para o trabalho. Mas quais são os sintomas da depressão? Como identificá-la no trabalho?
Leia também
Precisamos primeiro estabelecer algumas relações entre o trabalho e a depressão.
A depressão foi adquirida no trabalho?
O trabalho em si não pode realmente causar depressão. Se alguém está predisposto a realmente ter depressão, o trabalho pode ser uma força do bem ou do mal. Mas um indivíduo não pode ter depressão simplesmente por causa do trabalho.É necessário que outras coisas ocorram em conjunto para a depressão acontecer.
Dor mental e sofrimento no trabalho não são um pequeno problema, porém, e não impacta apenas o indivíduo. Pesquisas mostram que a depressão é a principal causa de perda de produtividade no ambiente de trabalho. Isso é atribuído ao sentido de que ninguém tem controle sobre o trabalho, seja por medo de perdê-lo, por não ter qualquer poder de tomar decisões, por não ter qualquer controle para melhorar as coisas. Você pode sentir-se impotente para fazer quaisquer mudanças ou ter uma influência sobre a situação, o que piora seu desempenho global no trabalho. E esse desamparo é que desencadeia os principais sintomas de quem tem uma depressão adquirida no trabalho.
Depressão no ambiente de trabalho: sintomas
Os sintomas de depressão que vem do desamparo no ambiente de trabalho podem incluir:
Desistência; não tentar fazer a diferença no ambiente de trabalho
Retração social; evitar a socialização com as pessoas no ambiente de trabalho.
Passividade; deixando que os outros tomem as decisões por você e “levando com a barriga” as suas tarefas.
Diminuição da eficácia no trabalho
Diminuição da capacidade de resolução de problemas
Procrastinação
Frustração
Baixa autoestima
Causas da depressão do local de trabalho
A depressão relacionada ao trabalho pode ter causas internas, causas externas ou um pouco de ambas. As causas internas da depressão no local de trabalho incluem
- Papel profissional. Uma pessoa tem vocação para ser um artista, mas está trabalhando como um contador.
- Desalinhamento entre os valores da empresa e os valores pessoais. Manter um emprego onde há desconforto ético, como por exemplo um ambiente altamente competitivo e você ter sido criado com valores cooperativos.
- Culpa. Um exemplo desse sentimento se manifestando é um pai trabalhando e sentindo que quer passar mais tempo com os filhos.
- Desconforto interpessoal. Ter que interagir com pessoas que são desagradáveis ou simplesmente tem diferentes preferências, personalidades ou estilos de trabalho.
- Desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Significa trabalhar demais, mesmo quando o horário de trabalho já acabou.
- Estresse introvertido e extrovertido. Uma pessoa pode ser um extrovertido trabalhando em um papel ou ambiente onde há pouca interação de pessoas; ou um introvertido que trabalha em um escritório com interrupções constantes, nenhuma privacidade, e oportunidades insuficientes para refletir sozinho.
- Questões financeiras. Talvez a compensação e os benefícios não atendam às necessidades básicas do trabalhador.
- Sentindo-se preso. Você quer deixar o trabalho, mas não pode por N motivos diferentes.
Causas externas da depressão no local de trabalho:
- Exigências não razoáveis da administração. Isso pode incluir solicitações para trabalhar horas extras frequentes, o que interfere na vida doméstica.
- Orientação pouco clara no trabalho. Alguns funcionários não entendem o que é esperado, então eles sentem incertezas sobre se eles estão fazendo um bom trabalho.
- Práticas de projeto ruins. Isso pode resultar em falta de comunicação, prazos perdidos, orçamentos explodidos ou produtos que perdem a marca. As pessoas querem estar em uma equipe vencedora que produz um bom trabalho, mas as barreiras para realizar isso podem contribuir para a depressão.
- Intimidação no trabalho. Bullying enfrentado no local de trabalho pode ser um enorme problema para alguns funcionários, se eles são intimidados por patrões, colegas de trabalho ou clientes.
- Baixa moral ou baixo envolvimento no trabalho. Isso pode acontecer devido à forma como uma empresa passa as informações em vez de ser transparente, colocando a culpa por erros de liderança em outros, funcionários sendo mal pagos em nome da contenção de custos e recompensas ineficazes a partir dos gerentes de projetos.
- Condições de trabalho precárias. Existem muitas condições que se tornam problemáticas quando a gerência não tomar medidas corretivas, como por exemplo não deixar os empregados terem pausas suficientes, ou ignorar preocupações de segurança e desconforto com temperatura.
As causas externas são os motivos mais comuns de processos trabalhistas devido a depressão no ambiente de trabalho.
Quando os funcionários se sentem presos por conta da depressão
Sentindo-se como se tivesse atingido um beco sem saída pode adicionar mais elementos à depressão. Quando um indivíduo está em um trabalho que carece de crescimento e está fomentando a complacência, há uma sensação de falta de valor. Eles sentem que seu valor não é tão alto quanto eles gostariam, mas pode haver um medo de pedir mais apoio, pois há um sentimento de que eles não são valorizados pela organização, o que pode fazer com que os indivíduos se sintam presos.
Como precisam do dinheiro (uma preocupação muito comum), permanecem em trabalhos que esmagam seus espíritos. Isso cria um ressentimento que é o começo de sintomas depressivos que podem realmente de transformar em comportamentos agressivos e inadequados no trabalho. Isso cria um ciclo em um indivíduo de se sentir culpado, irritado, ressentido e preso.
Depressão no trabalho: tratamento
Além do tratamento psicológico, uma pessoa que se sente deprimida no ambiente profissional deve tentar mais coisas para ajudá-la a superar o problema. O exercício físico, a compreensão dos responsáveis pelo ambiente de trabalho que é necessário melhorar o clima organizacional, e o suporte da família são essenciais para transformar esse ambiente.
Enquanto você não pode controlar os outros ou as situações que passa em todos os momentos, você sempre tem a capacidade de controlar como você vai lidar com o problema. Isso não significa apenas pensar em coisas felizes, como dizer que você ama seu trabalho quando isso não é a verdade. Isso significa encontrar o bem mesmo em tempos difíceis. Por exemplo, você pode penar em ser grato por estar empregado em tempos difíceis, e pensar que pode melhorar a si mesmo ou procurar algo melhor enquanto ainda está sendo pago pelo emprego atual.. O importante a compreender é que a depressão só pode ser melhorada com a iniciativa de uma única pessoa: você..
Depressão no trabalho: direitos e identificando a hora de ir embora
Os empregados deprimidos tem de olha as coisas e descobrir por que suas situações estão insustentáveis, descobrindo o que os mantém nessa situação.
Aproveite o tempo para parar e examinar por que você escolheu permanecer em sua posição atual. Segurança no trabalho, grandes benefícios…Mas se você sente que é incapaz de fazer qualquer outra coisa, seja honesto consigo mesmo e saiba que está no controle das decisões que toma, incluindo se você fica ou se vai embora do emprego.
A maioria das empresas não tem um psicólogo na equipe para ajudar os funcionários a passar pela depressão, mas o departamento de recursos humanos pode ser capaz de ajudar. O RH pode assumir a liderança na escuta de problemas e ao fazer perguntas e estar disposto a ouvir, pode corrigir problemas antes que mais funcionários sejam afetados. Quando as empresas tomam a iniciativa de corrigir um problema conhecido, isso ajuda todos os funcionários a se sentirem melhores sobre a organização e o trabalho que eles estão fazendo.Quando as empresas se escondem e querem deixar de ver um problema ou optam por não corrigi-lo, os empregados enfrentam uma escolha difícil, e podem ser motivados a reunir provas e entrar com um processo trabalhista contra a empresa. É um direito do trabalhador quando a empresa é responsável pela depressão, e o afastamento é garantido por ser um problema de saúde identificável e mensurável.
O trabalhador deve sempre manter provas da responsabilidade da empresa, assim como a empresa deve se proteger sempre monitorando a saúde de seus trabalhadores. Com isso, o desempenho pode melhorar muito e todos sairão ganhando.
Já teve que lidar com a depressão no ambiente profissional? Como foi lidar com essa situação? O que fez e continua fazendo para evitar esse grave problema?
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Como separar seu lado pessoal do profissional?
Como lidar com um funcionário problema?
10 dicas para lidar com 2 ou 3 empregos simultâneos!
Psicóloga pode dar atestado?