Como lidar com críticas Construtivas? E com as “Destrutivas”?

Em Aconteceu na empresa por André M. Coelho

Crítica no trabalho pode afetar todas as partes de sua vida, aumentando o stress durante as horas de trabalho e invadindo seus pensamentos fora do escritório. Se você não lidar bem com isso, o feedback negativo de seus superiores e colegas de trabalho pode vir a atrapalhar sua carreira.

Você não pode evitar ser criticado, mas controlar a sua própria reação pode transformar uma situação negativa em uma positiva. As pessoas muitas vezes recebem as críticas como um ataque pessoal ou como um sinal de que todas as coisas que eles fizeram certo não estão sendo apreciadas. Nem toda crítica é ruim, e às vezes pode fornecer feedback que é valioso para o seu sucesso. O problema é quando você as leva para o lado pessoal. Aqui estão dicas para lidar com as críticas no trabalho.

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Tire um tempo para realmente ouvir

Se um colega ou superior tem algo negativo a dizer, não ignore os seus comentários, mesmo se você não tem uma opinião elevada da pessoa. Em vez de desligar, permaneça objetivo sobre o que ele ou ela está dizendo (como você faria em qualquer outra situação). Seja verdadeiramente aberto a ouvir o que a outra pessoa está dizendo e tente não interromper ou tirar conclusões precipitadas. Faça o uso de técnicas de escuta ativa em toda a conversa, como parafrasear o que você está ouvindo em suas próprias palavras e fazer contato visual para mostrar que você está ativamente engajado.

Faça perguntas

Mesmo a menor crítica negativa é fácil de interpretar mal. Esteja preparado para fazer o follow- up (perguntas) durante a conversa, afim de evitar um mal-entendido maior na estrada. Fazer perguntas não só mostra que você está ansioso para descobrir uma solução, mas as respostas do colega podem ajudá-lo a avaliar se o feedback negativo é relevante. Peça exemplos e instâncias específicas dos tipos de comportamento que estão na raiz do feedback. Se a atmosfera está se tornando tensa, introduza uma abordagem mais positiva, pedindo exemplos do comportamento que seu revisor gostaria de ver mais.

Lidando com críticas

Receber críticas é o primeiro passo para você descobrir seus erros e assim, buscar corrigi-los para se tornar um melhor profissional. (Foto: career.biola.edu)

Não fique na defensiva

Seja no trabalho ou em casa, é fácil ficar na defensiva ao ser criticado. Lute contra a vontade e dê ao seu chefe ou colega de trabalho uma oportunidade justa para expressar seus pensamentos. A pessoa que dá o feedback pode ter um ponto razoável, que você nunca vai pegar se você estiver ocupado pensando sobre como se defender.

Mantenha a calma

Não perca a calma, especialmente em um ambiente profissional. Ser calmo e racional é essencial. Salve sua raiva para discutir o incidente fora do trabalho. Pense se é o feedback ou como ele foi dado que está fazendo você ficar com raiva. Na maioria das vezes é como o feedback negativo foi entregue ao invés do conteúdo que as pessoas acham ofensivo. Se o feedback é apresentado em um ambiente construtivo, a crítica pode ser mais facilmente digerida.

Determinar se a crítica é precisa

Mesmo que a crítica seja transmitida de uma forma surpreendente, pode haver alguma verdade no que seu chefe ou colega está dizendo. Respondendo com um brusco ‘ok’ e nada mais faz parecer que você está apenas interessado em acabar com a conversa. Em vez disso, avalie a situação. Fale com mentores, familiares ou outras pessoas em seu escritório para ajudá-lo a entender se a crítica é válida.

Resolva o problema

Não importa quem é a culpa , é importante para resolver o problema, se ele está mudando suas próprias ações  reconhecendo um mal-entendido ou à procura de outras pessoas para mudar seus modos .

Se o feedback negativo é proveniente de seu patrão, aceitar o feedback pode ajudá-lo a melhorar no futuro. Quando o seu chefe vê que você pode lidar com um pouco de crítica, sem explodir em uma enorme discussão desconfortável, ele/ela vai dar um feedback cada vez mais sincero e útil.

Críticas construtivas x Críticas destrutivas

Ao título de nosso artigo, a solução é simples: não existem críticas destrutivas se você souber compreender o contexto do criticismo. Pode ser que seja um colega de trabalho com quem você não lida muito, pode ser alguém que está estressado ou mesmo uma crítica mais pessoal do que profissional. Ao seguir nossas dicas acima, você sempre aprenderá a tirar algo de uma crítica e assim, se tornará um melhor profissional agora e sempre.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

2 comentários para: “Como lidar com críticas Construtivas? E com as “Destrutivas”?”

  • Wagner Luiz

    Bom dia.
    Por gentileza meu Supervisor esta querendo mi da uma advertência por que fis uma critica construtiva só que não passei direto para ele essa informação ele fico sabendo da critica que fis por comentários de terceiros
    Ele pode mi da uma advertência por causa disso

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    • Equipe Ponto Rh

      Wagner, se a crítica ofendeu alguém ou foi algum tipo de xingamento, ele pode sim, te dar uma advertência.

      Responder

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